28 fevereiro 2017

EU QUERO É BOTAR MEU BLOCO NA RUA (SERGIO SAMPAIO)




 *EU QUERO É BOTAR MEU BLOCO NA RUA SERGIO SAMPAIO (1972)
...

1- "Em época de ditadura militar, os compositores usavam das canções para passarem as suas mensagens para a sociedade de que não concordavam com a brutalidade e a forma como o país era governado. Com uma censura forte, que analisava cada canção gravada, os grandes letristas eram obrigados a utilizar metáforas, para expressar o sentimento da canção e ao mesmo tempo escapar da censura.

Quando Sérgio Sampaio ecoava em alto e bom som que queria “botar o bloco na rua”, ele na verdade estava querendo se impor. Na época, o exército levava tropas para as ruas, como meio de demonstrar a força para os cidadãos. Sérgio também queria colocar a sua tropa (bloco), com uma grande diferença de objetivos. O bloco de Sérgio Sampaio queria “um quilo mais daquilo” e “um grilo menos disso” e chama todo mundo para esse carnaval.

O Durango Kid, que aparece na letra da canção, é uma metáfora para militares, no caso, o inimigo que impedia o bloco de ser “botado” na rua.

A primeira parte da letra remete ao sentimento que os militares tinham por qualquer cidadão. Que todos sentiam medo quando tinham as disputas nas ruas e que todos iriam se calar diante da brutalidade. A segunda parte é o hino de Sérgio Sampaio, a real vontade do brasileiro da época, que era ir para a rua e dizer tudo o que estava engasgado na garganta." (por Gabriel Caires, no YouTube).

2- "As músicas de Sérgio Sampaio até 1971 eram autobiográficas, só falavam do sofrimento dele..., e por causa disso ele era muito criticado por aqueles artistas que se posicionavam contra a Ditadura Militar (1964-1985), as quais ele não gostou, e, em resposta Sérgio fez essa  música 'Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua', que fez um sucesso maravilhoso e logo foi incluída como sendo uma música de protesto contra a Ditadura, entretanto foi um protesto coisa nenhuma, foi sim um protesto contra as criticas  que ele sofreu por não estar nem ai com o que estava acontecendo no País naquele contexto. (...)" (por Sol Genaro, no YouTube).

3- Fora, Temer! Vamos botar o bloco na rua! (Nilson Soares, no YouTube)

Nenhum comentário: