14 setembro 2010

'Dilma Boy' em Porto Alegre












'Dilma Boy' participou de evento sobre internet e eleições

Porto Alegre/RS - No final da tarde de sábado rolou um encontro de blogueiros, tuiteiros e defensores do software livre com o Dilma Boy no comitê do candidato a deputado federal Paulo Ferreira (PT/RS). Em clima de descontração, Paulo Reis, mais conhecido como Dilma Boy, comandou o bate papo sobre eleições na internet e o vídeo que ele fez e virou febre na rede (veja abaixo).

Paulo Reis, goiano de 25 anos, estuda publicidade e leva uma vida corrida. Durante a semana ele trabalha de manhã e de tarde e de noite ele freqüenta as aulas da faculdade de publicidade Objetivo de Rio Verde (GO). O tempo livre, que já era escasso, agora é mais raro ainda. Além de trabalho e aulas, ele tem que conciliar a monografia (se forma em novembro deste ano) com os pedidos de entrevistas que recebe e as palestras que ele ministra pelo país. Mas Paulo não reclama. Diz que está muito contente com o sucesso do vídeo e que já tem outro em mente e que deverá ser postado antes das eleições.

Quando questionado sobre a “receita” para um vídeo de sucesso, ele diz que não existe uma fórmula pronta, mas que os virais de sucesso costumam contar com alguns elementos em comum. São eles: espontaneidade na hora da realização, ser protagonizado por um homem adulto, ter câmera fixa e ser gravado em local fechado.

Baseado nesses dados, Paulo realizou o vídeo em uma única tomada e não existiu a figura do diretor no trabalho. As filmagens aconteceram no interior de seu quarto e foram rápidas. Segundo Paulo, não ultrapassaram 40 minutos. O Filme foi realizado em uma única tomada, e o trabalho de edição foi o menor possível: “Não quis fazer um filme recortado. Eu queria algo o mais espontâneo possível”, afirmou o estudante.

E de onde veio a idéia de fazer um vídeo de cunho político parodiando a estrela pop Lady Gaga?

“Na faculdade de publicidade nos ensinam que quando a gente tem uma idéia, devemos anotar e alimentá-la. Foi isso que eu fiz. Eu estava em um churrasco com a família no final de semana e ouvíamos a música Telephone, da Lady Gaga. Então tive uma idéia de fazer uma paródia com a música por ela ser muito conhecida. E a primeira coisa que me veio à mente foi a “Sorry Serra”. Anotei a frase e a partir daí fui compondo a música. Fiz a letra aos pouquinhos. Levei 2 finais de semana para terminá-la e duas semanas para finalizar o vídeo”, conta o rapaz. Ele diz que no projeto neste trabalho uniu duas paixões: política e internet.

Quanto ao uso da internet nas eleições, o palestrante e público do evento concordaram que este ano está sendo apenas uma espécie de laboratório, mas que nas próximas eleições a internet deve ser ferramenta amplamente utilizada para discutir política e fazer propaganda para os candidatos. Os participantes também enfatizaram a importância da rede como agende de democratização. Ela proporciona maior acesso às informações (antes controladas pelos meios de comunicação) e possui um grande poder de mobilização de massas. É o online mobilizando as pessoas para atividades offline.



*Por Paula Letícia Nunes, Asscom PT-POA - Foto: Blog do Paulo Ferreira 1351

Edição e grifos deste blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário