31 dezembro 2010

Feliz 2011!



*São os votos do blog à todos(as)  os(as)  prezados(as) internautas...

A Posse


Saiba como vai ser a posse da primeira presidenta do Brasil

Brasília/DF - Dilma na Web -  Além de ser a primeira mulher eleita presidenta do Brasil, Dilma Rousseff também vai ser a primeira chefe de Estado brasileira a tomar posse no período da tarde. Seu percurso no dia 1° de janeiro começa na Catedral, na Esplanada dos Ministérios, a partir das 14h10, e deve chegar ao fim no Palácio do Itamaraty, para o coquetel de recepção de autoridades nacionais e estrangeira, às 18h30. A festa da posse, organizada pelo Ministério da Cultura (MinC), vai contar com shows de nomes como Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Martinália e Zélia Duncan.
 
Até a última segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, contabilizava 54 confirmações de autoridades estrangeiras, a maioria de países latino-americanos e africanos. A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, enviará como representante o chanceler Héctor Timerman. Os presidentes do Uruguai, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Venezuela, Bolívia e Paraguai, entre outros, além da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, o príncipe das Astúrias Felipe da Espanha e o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Un-chan, confirmaram que virão para a solenidade. Representantes de países africanos e europeus também já enviaram comunicados.
 
Não existe ainda uma previsão sobre o número total de pessoas que virão à posse de Dilma. Um grupo de seis mulheres da Polícia Federal fará, de forma inédita, a guarda do automóvel que levará a presidenta. Além da Guarda Nacional, das Polícias Militar, Civil e Federal, outros grupos também foram convocados para a garantia de segurança no evento, é o caso do corpo de segurança do Itamaraty e da Presidência da República, chegando a cerca de 3 mil homens. A Esplanada dos Ministérios, assim como o espaço aéreo do local, serão fechados a partir das 13h. As únicas vias de acesso ao local que ficarão disponíveis para circulação de veículos serão as avenidas N1 e S1, avenidas laterais às da Esplanada.

Catedral
 
Dilma deve começar o desfile de posse em frente à Catedral de Brasília. De lá, partirá em direção ao Congresso Nacional em carro aberto, um Roll-Royce modelo Silver Wraith (Espectro de Prata), ano 52, de fabricação inglesa. Se caso a tarde estiver chuvosa, o carro será trocado por um automóvel fechado, também da marca Rolls-Royce. (...)
-Saiba mais sobre a posse da Presidenta Dilma Clicando Aqui

Valeu a pena!



* Último programa eleitoral da campanha de 1989 - 2º turno.

(Pescado do blog do Nassif)

'Acredito na voz dos silenciosos'


ENFRENAR OU NÃO?

Ruy Gessinger escreve:

Aproxima-se o final do ano. Depois de amanhã vou na posse do Tarso.
O PT dos sérios líderes, principalmente no RGS, continua forte e respeitado na alma quieta de donas de casa, de jovens, de idosos, de empresários, de todos os que não tem voz, mas tem voto. Nalguns lugares ele se deturpou, mas isso são coisas da vida. Os partidos são feitos de homens e mulheres, com suas circunstâncias.
Nalgumas praças o poder costuma domesticar a imprensa e, com isso, acha que esmaece o poder crítico da grande maioria de silenciosos. Puro engano.
Dou um exemplo: Santiago. Lugar onde o PP manda e governa e o PT nunca aconteceu. Pois ali, nesse município rico em potencial, mas de fraca atuação econômica, nas mais recentes eleições os candidatos do PT (Dilma TaRSO)venceram. Isso quando no almoço oferecido ao Tarso estiveram ausentes as pessoas ditas mais representativas.
Acredito, portanto, na voz dos silenciosos, dos que não tem rádios, nem jornais, nem blogs. Mas eles e elas têm votoe indignação.
Se , nessa altura do meu campeonato, fosse enfrenar uma disputa eleitoral, seria pondo o meu nome à disposição. Só isso.
Iria pessoalmente às rádios gravar meu programa, exporia nos espaços democráticos as idéias.
Não gastaria um pila sequer de minhas economias. Nenhum pila mesmo.
Pela prosaica razão de que sou um homem que viria para somar.
Ora, não me passa pela cabeça ter que me dedicar ao sacerdócio do bem público e ainda gastar milhões para ser eleito.
Seria o mesmo que o Mano Menezes gastar para ser o técnico do Inter, por exemplo.
Por que gastar se não quero me locupletar, se não quero roubar, se já tenho o que me basta?
Alegam alguns camaradas e companheiros que sem abrir a guaiaca, em determinadas regiões, não dá.
Se não dá, não deu. Se é para fazer campanha com promessas, comprometimentos, gastanças, subornos de setores ( conquanto que até baratos a ver pelo pouco que aceitam para se vender), fico contribuindo no Conselho de Mediação e Conciliação do eg. Tribunal de Justiça de nosso Estado , para o qual fui convidado. Não pago e não recebo.
Imagine eu ter tido que pagar para ser juiz? pagar para ser da Diretoria da Ajuris? Pagar para receber uma comenda?
...

*Ruy Gessinger (foto) é Desembargador aposentado, advogado militante, pecuarista, músico, comunicador ... e blogueiro.
 
Fonte: http://blog.gessinger.com.br/

Cesare Battisti ficará no Brasil


Presidente Lula decide conceder asilo político a Battisti

Brasília/DF - Agência Brasil -  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu hoje (31) conceder asilo político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti, anunciou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. A decisão foi baseada em parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), feito com base nos termos da Constituição brasileira, nas convenções internacionais sobre direitos humanos e do tratado de extradição entre o Brasil e a Itália.

Agora, caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) expedir alvará de soltura do ex-ativista. É um ato formal de execução da decisão do presidente da República.

Desde março de 2007, Battisti (foto) está preso preventivamente no Presídio da Papuda, em Brasília. O caso gerou polêmicas no Brasil e na Itália. Para especialistas, o processo de extradição envolvendo o ex-ativista está repleto de vícios jurídicos.

Ex-dirigente dos Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), grupo esquerdista que atuou na Itália nas décadas 60 e 70, Cesare Battisti, de 52 anos, é acusado de participação em uma série de crimes.

O ex-ativista foi condenado à prisão perpétua à revelia na Itália acusado por quatro homicídios cometidos pelo PAC entre 1977 e 1979. Ele nega as acusações. (Por  Ivan Richard, Yara Aquino e Renata Giraldi)

*Edição final  e grifos deste blog

30 dezembro 2010

Desafinado



*João Gilberto & Antônio Carlos Jobim - Desafinado

Presidente Lula


Aprovação popular de Lula é a maior do mundo, aponta pesquisa Sensus

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que encerra oito anos de governo com 87% de aprovação, é a maior do mundo, afirmou nesta quarta-feira (29) o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade.
Segundo Andrade, Lula está à frente da ex-presidente chilena Michelle Bachelet, que tinha 84% de aprovação quando deixou o governo, e do ex-mandatário uruguaio Tabaré Vázquez, que teve 80% ao final do mandato.
O presidente da CNT também comparou o desempenho de Lula com líderes mundiais históricos, entre os quais o primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela (82% de aprovação), o ex-presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt (66%), e o general francês Charles De Gaulle (55%).
Fernando Henrique Cardoso (PSDB), antecessor de Lula, tinha 26% de aprovação após dois mandatos, segundo levantamento da CNT/Sensus de 2001.
A avaliação da popularidade de Lula é resultado da 110ª edição da pesquisa CNT/Sensus, para a qual foram entrevistadas duas mil pessoas, em 136 municípios de 24 estados, entre os dias 23 e 27 de dezembro de 2010. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o levantamento, a aprovação do desempenho pessoal do presidente está em 87%, contra 80,7% da pesquisa anterior. Cerca de 10,7% dos entrevistados desaprovam o presidente e 2,4% não responderam.
Ainda que a aprovação pessoal e do governo Lula sejam recordes, a saúde é apontada como a única variável que piorou nos últimos seis meses por 37% dos entrevistados.
Em sentido contrário, a geração de emprego é apontada como índice que melhorou por 63,7% dos entrevistados. As políticas voltadas à educação e à segurança pública nos últimos também foram apontadas como positivas por 43,3% e 38,1%, respectivamente.
Do ponto de vista econômico, o Brasil "desenvolveu muito" para 63,9% daqueles que responderam à pesquisa, "desenvolveu um pouco" para 30,4% e "não desenvolveu" para 3,7%. Quando considerados os programas e políticas sociais, o governo "desenvolveu muito" para 57,8%, "desenvolveu um pouco" para outros 35,6% e "não desenvolveu" para 4,1%.
"A popularidade (de Lula e do governo) é impulsionada muito pela situação econômica, geração de empregos", afirmou Andrade.

Fonte: http://www.pt.org.br/

A posse do governador Tarso Genro



- Será no sábado, 01 de janeiro de 2011, em Porto Alegre/RS.

Entrevista com o vereador Adeli Sell




'Militância teve papel fundamental nessa eleição'

Aos 57 anos, Adeli Sell, atual presidente do PT municipal, já concretizou diversos objetivos de sua vida. Está no seu 4º mandato de vereador em Porto Alegre, cidade que escolheu para viver. Já dirigiu o partido que ajudou a fundar no início da década de 80 nas instâncias estadual e municipal. Escreveu e publicou livros. Casou, descasou e casou novamente. Plantou árvores, mas não teve filhos. - Por quê tê-los?, questiona-se, de forma irônica, sempre que indagado. Falta um grande desejo, segundo ele: estar no comando da prefeitura de Porto Alegre. Para isso, avisa: “estou trabalhando ferrenhamente”.

Filho de pequenos agricultores, Adeli conta que em 1973 pegou a única maleta da família e de carona veio a Porto Alegre. Adotou a capital dos gaúchos e por ela também foi adotado. Cursou Letras na UFRGS, foi professor de vários cursos de Inglês. Lecionou Literatura na Faculdade de Letras, em Osório, e foi livreiro por longos anos. Foi um dos fundadores do PT no Rio Grande do Sul e membro da Executiva Estadual por 15 anos. Em 1996, decidiu sair da esfera estadual para tentar uma vaga na Câmara Municipal. Foi eleito vereador, reelegendo-se em 2000, 2004 e 2008. Atualmente cumpre o seu quarto mandato.  (...)
-Leia a íntegra da entrevista (concedida  à jornalista Tatiana Feldens, do sítio do PT/Poa),  Clicando Aqui

29 dezembro 2010

Na AL/RS, com o dep. Villaverde


Visita ao futuro Presidente da AL/RS

*Hoje, ao final da manhã,  estive na Assembléia Legislativa do RS visitando o Deputado Adão Villaverde (PT/RS), meu camarada e amigo de longa data (nos conhecemos ainda no início da década de 80, quando integramos a 1ª direção da gloriosa 1ª Zonal do PT de Porto Alegre, articuladora ativa de tantas  lutas e conquistas do PT da capital dos gaúchos). Como dizia um amigo meu, 'fazem apenas 30 anos' ... mas parece que foi ontem!

*Nossa reunião deveria ter ocorrido ainda na semana passada, mas, por motivo de sobrecarga das agendas, imprevistos e compromissos de última hora (de ambas as partes), teve que ser adiada duas vezes. Foi, portanto, hoje,  uma reunião 'turbinada', pois existia um acúmulo de questões à tratar. Não poderia ter sido diferente...

*E todas as questões pré-agendadas foram tratadas, com a pompa e a circunstância que o momento - e nossa camaradagem -  exigia. Na pauta, a transição realizada pelos governos Tarso, Dilma, avaliações sobre o PT gaúcho e nacional, perspectivas; as novas responsabilidades que o Deputado Villaverde estará assumindo à partir da próxima segunda-feira, dia 03 de janeiro, quando assume a Presidência da AL/RS... entre 'outras amenidades' que, num próximo post, poderei aprofundar.

*A foto acima foi tirada - por uma gentil e prestimosa assessora -   no Gabinete do deputado Villaverde que, como bom twitteiro que é, a colocou imediatamente 'no ar'.

*Ao final da nossa conversa, Villa brindou-me com um exemplar da última edição do boletim informativo do seu mandato, que traz uma série de notícias sobre suas ações como deputado estadual durante este ano. A manchete do mesmo: 'O Novo Brasil agora inclui nosso Estado'. Até que enfim!...

*Para quem quiser seguir  o deputado Adão Villaverde em seu twitter, é só entrar no twitter e clicar @adaovillaverde e integrar-se à rede. (Júlio Garcia)

28 dezembro 2010

'Coalizão'



*Charge do Kayser

Finanças do RS: diagnóstico preocupante


Tarso alerta sobre debilidades dos recursos financeiros do Estado

Porto Alegre/RS - por Rachel Duarte, do Sul 21 - “Não há mar róseo pela frente”. Este foi o alerta feito pelo futuro governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, sobre a situação financeira do estado em 2011, durante coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (27).

A quatro dias da posse, o governador eleito afirmou que não há recursos suficientes para investimentos no próximo ano.Tarso detalhou as medidas que serão tomadas nos primeiros 15 dias do seu governo e falou sobre a possibilidade de contar com R$ 2 bilhões, por meio de empréstimos junto ao Banco Mundial e BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). (...)

Tarso fez questão de deixar claro que os recursos existentes no Caixa Único são “ínfimos”. Para o futuro governador, a ideia de utilizar estes recursos em invesvimentos é pura ilusão. Nesta segunda-feira (27), o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, afirmou que o governo Yeda Crusius deixará o Caixa Único com R$ 3,6 bilhões. “Com as informações que nós recebemos até agora, que estão imprecisas, só podemos utilizar parte destes recursos e o estado ainda deve R$ 4 bilhões ao Caixa Único”, afirmou Tarso Genro. “Os recursos reais são ínfimos e a escassez durará o ano todo”, previu.

O futuro governador disse que irá honrar as dívidas herdadas com contratos feitos pelo atual governo e que não irá atrasar os salários dos servidores públicos. “Janeiro está garantido o pagamento da folha. Teremos que tomar algumas medidas para que não nos falte recursos para o pagamento nos meses de fevereiro e março”, disse.

Tarso Genro afirmou que irá anunciar a situação real das finanças estaduais assim que assumir o governo. Isso, no entanto, disse ele, não será um ataque a nenhum governo e, sim, uma medida de transparência, mostrando o real “estado das artes”. E garantiu: “Vamos fazer um documento com os dados oficiais e divulgar”. (...)
-Leia a matéria, na íntegra, Clicando Aqui

A posse da Presidenta Dilma (II)


Blogueiros articulam cobertura da posse em Brasília

São Paulo/SP - Rede Brasil Atual  - Autores de blogues, jornalistas ou não, articulam uma cobertura colaborativa da posse de Dilma Rousseff, em Brasília (DF), neste sábado (1º). A maior parte deles participou de conversas entre os Blogueiros Progressistas, que fizeram um encontro em agosto deste ano na capital paulista. Eles pretendem se reunir na sexta-feira (31).

Um dos articuladores é Sérgio Telles, do Rio de Janeiro. Ele explica que a organização começou a partir da percepção de que muitos autores de blogues iriam para Brasília acompanhar a posse. "Tem gente que já foi para as posses dos dois mandatos do Lula, outros vão em grupo agora", revela Telles.

Por um formulário na internet, os militantes entram em contato. "Estamos trocando informações sobre localidades e pensando em como se organizar, como se identificar", explica. Telles conta que o próprio aeroporto deve ser um dos pontos de encontro das 60 pessoas organizadas pelo grupo.

Além da cobertura, os autores pretendem celebrar a posse em si, já que militaram pela candidatura de Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral. Por isso, Telles deixa claro que a ação é organizada de forma autônoma à estrutura dos Blogueiros Progressistas, já que nem todos os participantes do encontro nacional e dos regionais apoiam o governo. (Por Anselmo Massad)

27 dezembro 2010

Novos investimentos para o RS


Tarso negocia empréstimo de R$ 2 bilhões

Porto Alegre/RS - Investimentos da ordem de R$ 2 bi podem chegar ao Estado ainda em 2011. Foi o que assinalou o governador eleito Tarso Genro, nesta segunda (27). Em entrevista coletiva, na sede de transição – Centro de Treinamento da Procergs – , Tarso detalhou as medidas que o futuro governo deve tomar nos primeiros quinze dias.

O governo já tem as cartas-consulta que devem ser encaminhadas ao Banco Mundial e BNDES para captação de recursos que serão destinados a medidas político-administrativas e investimentos em políticas microrregionais. “É importante que a sociedade gaúcha saiba que nós já estávamos trabalhando para que essas cartas pudessem estar prontas agora”, enfatizou o governador eleito. A previsão é de que em novembro o Estado tenha à disposição R$1,7 bi provenientes do BNDES e R$ 300 milhões do Banco Mundial.

Tarso ainda detalhou outras medidas para os primeiros dias de governo, como a formação de um grupo de trabalho que atuará em conjunto com a Prefeitura de Porto Alegre para tratar da Copa do Mundo de 2014 e a criação de uma comissão de negociação com os servidores. Quanto à estrutura de funcionamento do governo, além da reunião do pleno do secretariado, estão sendo montados grupos que devem se reunir com periodicidade variável, como o Conselho Político, Núcleo Gestor do Governo, Junta Financeira e Coordenação do Governo. “O Núcleo Gestor deve se reunir diariamente às 9h15 e será formado pelos secretários Estilac Xavier (Secretaria-Geral), João Motta ( Planejamento), Vera Spolidoro (Comunicação), o Chefe de Gabinete (Vinicius Wu) e Assessor do Governador ( Flavio Koutzii), além da Casa Civil”, explicou o futuro titular da pasta, Carlos Pestana. Esse grupo tratará de questões de curta prazo, além da agenda diária e semanal do governo. Já a Coordenação de Governo, composta por um conjunto de secretários mais um membro de cada partido da coalizão, deve se reunir a cada 20 dias e verificar o andamentos dos projetos. A Junta Financeira será composta pelos secretários de Planejamento, Fazenda, Secretaria Geral e Casa Civil e discutirá a liberação e destinação dos recursos. O Conselho Político contemplará todos os partidos da coalizão e reúne a cada 60 dias.

“Estamos com o secretariado praticamente todo definido e em plenas condições de começar a governar”, finalizou Tarso Genro. Ainda falta o anúncio do Procurador-Geral do Estado, que deve ocorrer nos próximos dias.

A posse da Presidenta Dilma


12 chefes de Estado já confirmaram participação na cerimônia

Brasília/DF - Agência Brasil - Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales, anunciaram que participarão da cerimônia de posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff, no próximo sábado (1º) em Brasília. Chávez se referiu a Dilma como “companheira” e afirmou que ela dará continuidade à “dinâmica progressista” iniciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são da Agência Venezuelana de Notícias (AVN).

"Saudamos a companheira Dilma e o companheiro Lula. A posse dela [Dilma Rousseff] garante a continuidade da dinâmica progressista na América do Sul, na América Latina e no Caribe", disse Chávez, que estava acompanhado pelo presidente da Bolívia, Evo Morales.

Morales que foi à Venezuela para acompanhar a entrega de ajuda humanitárias às vítimas de chuva no país reiterou que estará em Brasília para a cerimônia de posse da presidenta eleita. "Eu li que você [Evo Morales] anunciou que estava indo para Brasília. Nós iremos a Brasília, eu ainda não tinha anunciado. Nós iremos acompanhar [a posse] com o povo do Brasil", disse Chávez.
A cerimônia de posse, no dia 1º, começará às 14h30 com o desfile em carro aberto, caso esteja sol, ou fechado, se chover. Dilma estará ao lado do vice-presidente eleito, Michel Temer. Depois da cerimônia no Palácio do Planalto, Dilma recepcionará chefes de Estado, ministros e outras autoridades em um coquetel no Itamaraty.
A cerimônia deve acabar por volta das 21h. O chefe do cerimonial do Itamaraty, embaixador George Monteiro Prata, afirmou que 30 autoridades internacionais, das quais 12 chefes de Estado confirmaram presença na cerimônia. As confirmações são dos chefes de Estado da Bolívia, da Venezuela, da Colômbia, do Peru, do Uruguai, do Paraguai, do Suriname e do Chile.
A delegação da Argentina ainda não confirmou. Também devem vir o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Un-chan, o príncipe das Astúrias (Espanha) Felipe e a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton.
De acordo com os organizadores, cerca de 1,3 mil homens das Forças Armadas estarão envolvidos no esquema de segurança de todo o evento. O coronel do Comando do Planalto, Carlos José Penteado, afirmou que militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica participarão das atividades. Há seis meses são feitos treinamentos para a cerimônia de posse.  (por  Renata Giraldi)

*Edição final deste blog

26 dezembro 2010

Poesia Beat



















Manifesto Populista

Poetas, saiam de suas tocas,
Abram suas janelas, abram suas portas,
Chega de viver socados
em seus mundos estanques.
Desçam dai, desçam do alto
de seus Russian Hills e Telegraph Hills, Beacon Hills e Chapel Hills,
Monte Analogues e Montparnasses,
de seus morros e montanhas,
de suas tendas e cúpulas.
As árvores continuam a tombar
e às matas não vamos mais.
Não há tempo de se embrenhar nelas
Quando o homem queima sua própria casa pra assar um porco.
Chega de cantar Hare Krishna
enquanto Roma arde.
São Francisco arde também,
a Moscou de Maiakovski está queimando os combustiveis fósseis da vida.
Noite & o Cavalo vêm vindo,
comendo luz, calor & força,
e as nuvens vestem calças.
Não há mais tempo pro artista se esconder
 acima, além, atrás dos bastidores,
indiferente, aparando as unhas,
se refinando até virar coisa nenhuma.
Não há tempo pra joguinhos literários,
não há mais tempo pra nossas paranóias & hipocondrias, não há mais tempo pra choro & ranger de dentes,
só há tempo pra luz & amor .
Vimos as melhores cucas de nossa geração
pelo tédio em récitas de poesia.
A poesia não é sociedade secreta,
Nem tampouco templo.
Palavras secretas & ladainhas já não servem mais. Não é mais hora de fazer om.
eis que é hora de carpir,
de carpir & de regozijar-se
com o fim tão próximo
da civilização industrial,
ruim pra terra & ruim pro Homem.


Hora agora de olhar pra fora
em posição de lótus
de olhos bem abertos,
Hora agora de abrir as bocas
e dizer palavras novas e abertas,
Hora agora de comunicar-se com todos os seres sensíveis,
Todos vocês, "Poetas das Cidades"
expostos em museus, eu inclusive,
Todos vocês, poetas pra poetas ler
escrevendo poesia sobre poesia,


Todos vocês, poetas de seminários literários
nos confins do coração da América,
Todos vocês, Ezra Pounds domesticados,
Todos vocês, poetas loucos pirados alucinados,
Todos vocês, poetas concretista-armados,
Todos vocês, poetas cuniling11istas,
Todos vocês, poetas de banheiros públicos, gemendo graffiti.
Todos vocês, poetas que andam de trem e nunca sobem árvores,
Todos vocês, mestres do haicai de serraria
nas Sibérias da América,
Todos vocês, irrealistas cegos,
Todos vocês, supersurrealistas auto-ocultos,
Todos vocês, visionários de alcova,
e agitpropagadores enrustidos,
Todos vocês, poetas Groucho-Marxistas
e camaradas acomodados
que passam o dia descansando
e falando no proletariado operário,
Todos vocês, anarquistas católicos da poesia,
Todos vocês, poetas Black Mountaineers,
Todos vocês, bem-pensantes de Boston e bucólicos de Bolinas,
Todos vocês, aquelás da poesia,
Todos vocês, babalorixás da poesia,
Todos vocês, amantes suicidas da poesia,
Todos vocês, professores cabeludos de Poesia,
Todos vocês, críticos de poesia,
bebendo o sangue do poeta,


Todos vocês, Policiais da Poesia
Onde estão os filhos selvagens de Walt Whitman, onde as grandes vozes a clamar
com doçura e o toque do sublime,
onde a grande e nova visão,
à grande visão do universo,
o canto elevado profético
da terra imensa,
e de tudo que nela canta
E nossa relação com ela


Poetas, desçam daí
e venham pra rua do mundo outra vez
E abram os olhos & mentes
com o velho deleite visual,
Pigarreiem e elevem a voz,
A poesia está morta, viva a poesia
com olhos terríveis e força de búfalo.
Não esperem chegar a Revolução,
senão ela chega sem vocês,
Parem de resmungar e falem alto
com uma nova poesia escancarada
com uma nova "superficie pública" sensual-comum com outros níveis subjetivos
e outros níveis subversivos,
um diapasão no ouvido interior
pra soar abaixo da superficie.
Cantem ainda o Eu tão doce
porém cantem "o verbo em massa"


Poesia o coletivo geral
para o transporte do público
para lugares mais altos
que quaisquer outros veiculos.
A poesia ainda cai dos céus
em nossas ruas ainda abertas.
Ainda não construiram as barricadas,
as ruas ainda estão cheias de caras,
belos homens & mulheres ainda andam nelas, belas criaturas ainda em toda parte,
nos olhos de todos o segredo de todos
ainda enterrado lá,
os filhos selvagens de Whitman ainda dormem lá,
E caminham ao ar livre ao despertar.

Lawrence Ferlinghetti   

***
Nota: Lawrence Ferlinghetti  (foto) - 'O Editor dos Proscritos' - é o poeta que fundou uma livraria e editou grande parte dos mais importantes textos beats. Sua poesia criou uma ligação entre beats e surrealistas. Lawrence nasceu "em 1919 ou 1920, entre Paris e Nova York", logo depois da morte de seu pai, que era italiano. Foi então levado para a França com seis semanas e viveu lá, com uma tia, até os seis anos de idade. Retornou a Nova York e, dois anos mais tarde, sua tia desapareceu subitamente (algum tempo depois Ferlinghetti descobriria que ela morrera num hospital, como indigente). Foi então adotado por uma família francesa, entrou na Marinha durante a Guerra e depois foi para Paris estudar pintura na Academia de Belas Artes. Em 1951, retornou aos EUA e se estabeleceu na Califórnia ("único lugar do país onde se podia levar uma vida decente"). No mesmo ano, criou a livraria City Lights, que em 1955 se transformaria em editora, lançando Howl, de Ginsberg, que depois de um tumultuado processo judicial, venderia 360 mil exemplares consagrando Ferlinghetti como editor de vanguarda.
Em 1975, reconhecida por seu trabalho intenso e inovador, a prefeitura de San Francisco estabeleceu em seu calendário cultural um dia em homenagem ao poeta, o Lawrence Ferlinghetti's Day.   http://subcultura.org/geracao-beat

Filosofia



* Filosofia -  de Noel Rosa, com Paulinho da Viola

24 dezembro 2010

Poema de Natal



Poema de Natal

Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos —
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.

Assim será nossa vida:

Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos —
Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.
Não há muito o que dizer:
Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez de amor
Uma prece por quem se vai —
Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.

Pois para isso fomos feitos:

Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte —
De repente nunca mais esperaremos...

Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente.
 
Vinícius de Moraes - 'Antologia Poética' - 1960

23 dezembro 2010

Lula: O último pronunciamento



* O último pronunciamento  oficial do presidente Lula (23/12)

Vem cá, Luiza...



* Luiza - Edu Lobo & Tom Jobim

Pré-Sal


Pré-Sal: Patrimônio da União. Riqueza do Povo. Futuro do Brasil

Brasília/DF - Blog do Planalto - O que torna o pré-sal um verdadeiro marco no desenvolvimento do país não é somente o volume de petróleo que ele já adicionou e o muito que agregará ao patrimônio nacional; o verdadeiro salto transformador remete aos desdobramentos econômicos e sociais que essa exploração enseja. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (22/12), pelo presidente Lula, na cerimônia de sanção da lei que cria o Regime de Partilha e Fundo Social do pré-sal realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Para que tais desdobramentos se materializassem, disse Lula, seria preciso decidir quem exerceria o comando estratégico desse processo e, a partir de hoje, ressaltou, “o comando estratégico está as mãos dos 190 milhões de brasileiros”.

“O que estamos sancionando é o maior avanço industrializante já experimentado na história brasileira, com lastro suficiente para elevar, e muito, o patamar do parque produtivo nacional no século XXI.”

O presidente lembrou da maior capitalização do mundo – a da Petrobras –, realizada sob o comando do “Lulinha”, que trouxe US$ 70 bilhões ao caixa da empresa, “para garantir a soberania nacional em todo o ciclo de extração e refino e, assim, colocar essa descoberta a serviço da economia e de toda sociedade”. (...) - Leia a postagem, na íntegra, Clicando Aqui

22 dezembro 2010

Do Blog do Ruy...


TV PAMPA, AFONSO MOTA E OUTROS POTINS

Ruy Gessinger* escreve:

* Subiu um pouco a temperatura hoje na gravação do Pampa Boa Noite na TV Pampa. O glorioso Paulo Sérgio continua apaixonado por Yeda e, ao dizer que o Lula ia inaugurar os túneis lá de Maquiné eu indaguei:

- mas decerto as obras estão prontas!

Paulo Sérgio percebeu minha maldade quanto à estrada inaugurada por d. Yeda e logo a seguir interditada. Vale a pena asssistir hoje lá pelo raiar das 6 , depois da moça das receitinhas.
...

* Prazeirosa a visita que me fizeram, no meu escritório, no meio da manhã, o Secretário Afonso Mota, do futuro Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, o presidente do PT Metropolitano, Adeli Sell e o Dr. Júlio Garcia, fulgurante quadro também do PT.

Mota mostrou-se entusiasmado com a nova tarefa de ajudar demais os prefeitos do interior que, muitas vezes, ficam meio perdidos em P. alegre.

Mota diz que vai ajudar a todos a encaminhar os projetos. Dinheiro há bastante.

Adeli prometeu colaborar para o que der e vier.

Também falamos outros assuntos, aos quais me reportarei oportunamente.
...


***
Nota do Editor: Caro amigo Ruy, foi realmente muito prazeirosa, construtiva e gratificante  a conversa -  regada pelo  ótimo cafezinho gentilmente servido -  que tivemos a oportunidade de compartilhar hoje pela manhã em teu glamuroso escritório, aliás, muito bem retratada em teu blog.   Registro que foi a primeira vez que tive o privilégio de conversar tête-à-tête com o futuro secretário Afonso Mota, o qual causou-me excelente impressão, tanto pelo seu conhecimento da ára  quanto pela disposição de enfrentar esse novo desafio, com arrojo, dedicação, mente arejada e democrática. 
Isso tudo já teria justificado, com sobras, nossa tertúlia matinal, mas destaco ainda  os outros assuntos abordados que, assim como tu colocastes na postagem, serão também por este blog oportundamente abordados.  Grande abraço! Júlio Garcia...

Foto: Secretário Afonso Mota  (do sítio RS13) -  Edição  e grifos deste blog

Lula e a duplicação da BR 101


Em inauguração no Rio Grande do Sul, Lula diz que vai trabalhar intensamente até o dia 31

Brasília/DF -  Agência Brasil - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje (22) da cerimônia de entrega das obras de duplicação da BR-101. E disse que, apesar de o seu mandato já estar chegando ao fim, vai trabalhar intensamente até 31 de dezembro.

“Normalmente, nesta época do ano, um presidente que vai deixar a Presidência já está desacelerando o motor porque a Dilma [Rousseff] está esquentando o motor dela para entrar. Mas não temos o direito de parar antes de a gente completar a nossa obra que é governar até 31 de dezembro”, disse.

Lula visitou o canteiro de obras no segundo ano de seu primeiro mandato, em 2004. Para ele, a duplicação só foi concluída por conta da “teimosia” dos governantes. “Se não é a nossa teimosia a gente não faz. Neste país você tem um prefeito, um governo estadual, um governo federal e 300 coisas para evitar que aquela obra aconteça”, disse.

Para o presidente, a visita à obra é a conclusão de um compromisso assumido. “Queria atravessar o túnel a pé para dizer que eu não poderia deixar a Presidência sem me despedir de vocês.”

Durante a cerimônia, Lula aconselhou o governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, a fazer “coisas óbvias”. “A única coisa que fiz foi o óbvio, aquilo que todo mundo deveria ter feito, mas não fez”, comentou, acrescentando que o estado registra o menor índice de desemprego no país. “O Rio Grande do Sul que o Tarso Genro vai pegar em 1º de janeiro é muito diferente daquele que o Olívio Dutra pegou há 12 anos”, ressaltou. (Por
Priscilla Mazenotti)

-Foto: Clic RBS - Edição deste blog

Dilma conclui a organização do Ministério


Presidenta Dilma anuncia últimas indicações que faltavam para compor ministério

Brasília -  Agência Brasil - A presidenta eleita, Dilma Rousseff, anunciou hoje (22) a indicação da deputada Iriny Lopes (PT-ES) para o comando da Secretaria de Políticas para as Mulheres e do deputado eleito Afonso Florence  (PT-BA) para o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Os dois são as últimas indicações que faltavam para compor os 37 ministérios do governo de Dilma Rousseff. A presidenta eleita orientou-os a trabalhar de forma integrada com os demais ministérios para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda, para promover os avanços que vão assegurar a melhoria de vida de todos os brasileiros.

Iriny Lopes é uma das fundadoras do PT no Espírito Santo. É conhecida por seu trabalho na Câmara dos Deputados em defesa dos direitos civis. Na Câmara passou por dois mandatos e presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Entre os assuntos da Comissão considerados prioritários estão o Programa Nacional de Direitos Humanos e a juventude.

Afonso Florence (foto acima) é ex-secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia e, nas eleições de outubro, foi eleito deputado federal. (Por Priscilla Mazenotti).

21 dezembro 2010

Falha de S. Paulo


Eta turminha ranheta

Brasília/DF - Blog do Planalto - Vejam se não é coisa de gente ranzinza: a Folha de S. Paulo gastou uma coluna de 100 cm² de tinta e papel importados e isentos de impostos para apontar uma contradição entre o que o presidente Lula disse no programa de rádio “Café com o Presidente” de ontem e o pronunciamento que fez à Nação em 22 de dezembro de 2008. O título do texto publicado na edição de hoje do caderno Mercado é: “Lula agora pede responsabilidade na hora de gastar”.

É um exemplo do tipo de jornalismo sem compromisso com a verdade, que publica tudo que está na cabeça do editor ou do repórter, sem amparo na realidade. No caso, bastaria ter consultado a íntegra do pronunciamento do presidente. Clique Aqui para ler a íntegra da postagem. 

20 dezembro 2010

Presidenta anunciou novos ministros


Dilma anuncia sete novos ministros da sua futura equipe

A presidenta eleita Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (20) o convite a mais sete ministros para integrar a sua futura equipe de governo.
Entre eles, o atual ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (foto), que foi convidado para o Ministério da Saúde do futuro governo Dilma.

Para o Ministério da Cultura foi convidada a atriz, cantora e compositora Ana de Hollanda; a economista Tereza Campello para a pasta do Desenvolvimento Social e a socióloga Luiza Helena de Bairros para a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial.

O deputado federal Mário Negromonte para o Ministério das Cidades; o advogado Luís Inácio Lucena Adams para estar à frente da Advocacia Geral da União (AGU) e o ministro Orlando Silva Jr. para o Ministério do Esporte.

A presidenta eleita orientou-os a trabalhar de forma integrada com os demais ministérios para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda, de forma a promover os avanços que vão assegurar a melhoria de vida de todos os brasileiros.

Fonte: sítio do PT Nacional

...


Nota do Editor: A companheira Tereza Campello (foto acima), próxima Ministra do Desenvolvimento Social, é gaúcha por 'adoção' (nasceu em São Paulo, mas estudou e construiu carreira aqui nos pagos); é economista reconhecida, integrou o Governo Olívio (na SGG) e esteve na Casa Civil durante os oito anos do Governo Lula. É esposa do companheiro Paulo Ferreira, meu conterrâneo, dirigente nacional do PT, 1º suplente  de deputado federal (PT/RS) na próxima legislatura. Mais uma  excelente escolha realizada pela presidenta Dilma, com certeza!
-Parabéns e sucesso, companheira Tereza!

(Ins)pirada



*Charge do Kayser

(Clique na charge para ampliar)

18 dezembro 2010

Marginália


*Rango - Edgar Vasques

Viagem ao Centro da Terra



* Rick Wakeman - Viagem ao Centro da Terra

Diplomado!


Tarso Genro foi diplomado

O governador eleito Tarso Genro foi diplomado nesta-sexta feira (17), durante a solenidade no Salão  de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na sessão solene do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), também foram diplomados o vice-governador Beto Grill, além dos senadores e deputados estaduais   e federais eleitos em outubro. - http://www.rs13.com.br

O fim do (des)governo Yeda


Que governo! Que 4 anos!

Trecho da postagem realizada pelo jornalista Marco Weissheimer, do blog RS Urgente:  (...) 'O novo clip é uma boa síntese do governo tucano que vai chegando ao fim. Amargando elevados índices de impopularidade e rejeitado por mais de 75% do eleitorado gaúcho, Yeda desfila feliz em um Mercedes conversível e apresenta a cena como uma visão de um “novo eixo de desenvolvimento”. A governadora tem todo o direito a comemorar o que bem entender do jeito que quiser. Prefere o estilo “nova rica”, como mostra o vídeo em questão. É o que tem para mostrar no final de sua gestão.

Um governo que não implementou políticas sociais, que sucateou setores importantes do Estado, que tratou os sindicatos e os movimentos sociais como criminosos e que carrega consigo, entre outras marcas, o assassinato covarde do sem terra Elton Brum da Silva, morto com um tiro de espingarda pelas costas por um integrante da Brigada Militar que ainda não foi a julgamento.

Acusada pelo Ministério Público Federal de integrar uma quadrilha criminosa instalada no aparelho de Estado, Yeda Crusius deixa o Palácio Piratini apresentando-se como vítima de uma odiosa perseguição. Chegou a se comparar à iraniana Sakineh Mohammadi-Ashtiani, condenada a morte por apedrejamento.

Yeda não foi apedrejada. Quem sofreu agressões, de fato, em seu governo, foram professores, estudantes, agricultores sem-terra e outros setores da sociedade que saíram às ruas para protestar contra o “novo jeito de governar”. Quem foi executado em público com um tiro pelas costas foi o sem terra Eltom. E quem foi atingido pelo sucateamento do Estado foi a população pobre que mais precisa de serviços públicos de qualidade.'
-Leia a postagem, na íntegra, Clicando Aqui

WikiLeaks


Julian Assange promete acelerar vazamentos

BBC Brasil - O fundador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, disse nesta quinta-feira que acelerará a divulgação de documentos diplomáticos secretos dos Estados Unidos.

Em entrevista ao programa da BBC Newsnight após ser libertado da prisão, em Londres, ele afirmou ainda que as tentativas de extraditá-lo à Suécia por acusações de crimes sexuais fazem parte de uma campanha de difamação.

Assange está numa casa em Suffolk, leste da Grã-Bretanha, enquanto aguarda a análise do pedido sueco para que seja extraditado. Ele nega as acusações e diz que seu caso envolve “vários interesses diferentes – pessoais, domésticos e internacionais”.

Segundo Assange, seu caso “está revelando alguns aspectos perturbadores sobre a Europa”. “Por exemplo, qualquer pessoa em qualquer país europeu pode ser extraditada para qualquer outro país europeu sem a apresentação de quaisquer provas”, afirmou.

Na entrevista à BBC, o australiano disse que comparecerá à audiência de seu processo de extradição e que soube por seus advogados de rumores sobre um possível indiciamento seu na Justiça americana. (...) 
Clique Aqui para assistir ao vídeo.

'Não é bem assim...'


“ELA NÃO É MAIS RÉ NO PROCESSO”

          Ruy Gessinger* escreve:


É assim, mas não é bem assim.

Mais uma vez a mídia não é cristalina.

Presta atenção, meu amigo, minha amiga.

Um juiz eleitoral não tem competência para julgar um acidente de trânsito; um juiz militar não pode julgar um caso de divórcio; um juiz federal não tem jurisdição em caso de uma divisória de terras particulares.

O que o STJ decidiu foi que juiz de primeiro grau (no caso juiz federal) não tem competência para julgar quem exerça cargo na magnitude do dela.

Isso não quer dizer que ela é culpada ou inocente; isso não quer dizer que ela participou de algo ou não.

O Prefeito Municipal, em matéria criminal, não pode ser julgado, enquanto estiver no cargo, pelo juiz da cidade.

Simples, assim.

Só quem foi correto e didático foi o advogado dela.
...

*Ruy Armando Gessinger é Desembargador aposentado, pecuarista, advogado, blogueiro.

Fonte:http://blog.gessinger.com.br/

Charge do Kayser -    (Edição deste blog)

17 dezembro 2010

Diplomação


Dilma é diplomada presidenta

Brasília/DF - Agência Brasil – Dilma Rousseff e Michel Temer foram diplomados, na tarde de hoje (17), presidenta e vice-presidente da República, respectivamente, pelo Tribunal Superior Eleitoral. A diplomação é o último passo do processo eleitoral antes da posse dos eleitos, no ano que vem. Em discurso, Dilma reafirmou o compromisso com a estabilidade econômica e disse que vai trabalhar para honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis e governar para todos. Ela também fez referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao desafio que será sucedê-lo no cargo.

“Sei que há muitas expectativas sobre o governo que iniciaremos em janeiro próximo. Sei da responsabilidade de suceder Lula, dos desafios que nosso futuro comporta. Quanto orgulho temos de ver um homem do povo conduzindo o país para um momento de extraordinário avanço social e econômico. Foi esse mesmo sentimento que fez o povo eleger uma mulher presidenta. Para além da minha pessoa, esse fato representa a crescente maturidade da nossa democracia. Rompe com os preconceitos, desafia os limites e enche de esperança um povo sofrido e de orgulho as mulheres brasileiras”.

Dilma afirmou que dará prioridade para as áreas de educação, segurança e saúde e que cuidará para manter a estabilidade econômica e os investimentos. “Defenderei sempre a liberdade de imprensa e de culto, mas reafirmo que nenhuma estratégia política ou econômica é efetiva se não se refletir na vida de cada trabalhador e trabalhadora, empresário e famílias das regiões desse imenso país”.

A presidenta eleita finalizou o discurso dizendo que reparte o diploma com todos os brasileiros. “No Brasil, conto com todos e todas, e todos e todas podem contar comigo”. (por Débora Zampier)

'Retratos de Campanha'


PT-POA promove exposição “Retratos de Campanha”

Relembrar momentos, atividades e emoções de 3 campanhas vitoriosas. Este é o objetivo da exposição “Retratos de Campanha”, organizado pelo Diretório Municipal do PT em Porto Alegre e que será inaugurada na próxima segunda-feira (20/12), às 19 horas, na sede do partido (João Pessoa, 785).

Serão 40 gravuras, de 3 fotógrafos que acompanharam ao longo dos três meses de campanha personagens vitoriosos: Dilma Rousseff, Tarso Genro, Paulo Paim e a militância. Ao lado de Tarso Genro, governador eleito, estava Caco Argemi, fotógrafo experiente. Tatiana Feldens, jornalista, cobriu as atividades da sede municipal e Tiago Belinski, que atua na área há 3 anos, peregrinou o Estado inteiro ao lado do senador Paulo Paim.

“Esta exposição marca e registra o calor, a alegria e a esperança de viver um mundo melhor com gestores e parlamentares dignos. Com ela estamos, também, marcando os festejos de nossos 31 anos de vida”, afirma o presidente do PT e vereador de Porto Alegre, Adeli Sell.

O coquetel será aberto à militância e vai contar com a presença de Tarso Genro, Olívio Dutra e Paulo Paim, além dos futuros presidentes da Assembléia Legislativa, Adão Villaverde, e das Câmaras Federal e Municipal, Marco Maia e Sofia Cavedon, respectivamente.

O QUE:

Exposição de três grandes campanhas vitoriosas: DILMA, TARSO, PAIM.

Quando: 20 de dezembro

Onde: PT municipal (Avenida João Pessoa, 785).

Hora: 19 h

Obs.: Contamos com a sua presença neste grande evento. Colabore doando um livro para nossa biblioteca.

(Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA) - Fonte: sítio do PT/Poa.