04 fevereiro 2011

Cultura


A inauguração da Biblioteca do PT de Porto Alegre

'Oh! Bendito o que semeia/ livros...  livros à mão-cheia.../ e  manda  o povo  pensar!/ O livro caindo n'alma/ É gérmen -  que faz a palma,/ É chuva - que faz o mar.' (Castro Alves)

Dia 31/01, após ter participado da posse do companheiro deputado Adão Villaverde na Presidência da Assembléia Legislativa do RS - e dos demais deputados -, estive participando da inauguração da Biblioteca do Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre, atendendo gentil convite do vereador Adeli Sell, presidente do PT da capital gaúcha.

À seguir, reproduzo uma síntese da matéria postada no Portal do PT/Poa, produzida pela jornalista Tatiana Feldens:

'Dezenas de militantes compareceram ontem à noite à inauguração da primeira biblioteca partidária de um Diretório Municipal no Rio Grande do Sul. Na oportunidade, diversos livros e audiovisuais contando a história dos movimentos de esquerda foram doados ao partido e os militantes foram convidados a sugerir um nome para o espaço, que será divulgado no próximo dia 15 de fevereiro, durante a inauguração do Centro de Eventos do PT-POA, também na sede municipal.

Adeli Sell, presidente da sigla no município, ressaltou a importância da leitura. “O livro é fundamental para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do indivíduo. É ele que permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores; atuando como vetor do conhecimento”, disse o parlamentar.

De acordo com Adeli, a biblioteca irá incentivar não só o hábito, mas também o gosto pela leitura. "As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura dos livros de lado. Uma lástima, pois a leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano. É através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento e dinamizar o raciocínio e a interpretação".

Além de levar o conhecimento de geração a geração, o livro tem uma importância fundamental na disseminação do conhecimento em uma mesma era. É o acesso a esse conhecimento que possibilita ao indivíduo o crescimento intelectual e também financeiro.

Com o objetivo de propiciar esta troca de conhecimento e informação entre os militantes de esquerda que o Diretório Municipal criou este espaço, localizado no segundo andar do prédio e aberto ao público. Idealizada há mais de 10 anos, a biblioteca também dispõe de computador com acesso à internet, TV, DVD, mesa para estudos, além de cerca de 5 mil exemplares de livros, todos doados ao partido.
 
A atividade integra a agenda de comemorações organizada pelo Diretório Municipal em homenagem aos 31 anos do PT, que será celebrado no próximo dia 10 de fevereiro. (...)' 
... 

*Na foto acima, o momento em que este blogueiro entregava  ao ver. Adeli Sell sua contribuição para o acervo da biblioteca, observado pela ex-vereadora Margarete Moraes (PT), ex-presidenta da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.  - Créditos da foto: Tatiana Feldens

Nenhum comentário:

Postar um comentário