26 abril 2011

RS Tecnópole


Programa RS Tecnópole

Mercadante e Tarso Genro firmam parceria pela retomada do desenvolvimento do RS

Porto Alegre/RS - Sul 21 - por Rachel Duarte - A execução de um projeto de governo em redes, de forma integrada entre estado, União, iniciativa privada e sociedade, começa a ficar mais visível na gestão de Tarso Genro. O governador gaúcho recebeu a visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, nesta segunda-feira, (25), para lançar o Programa RS Tecnópole. Em ato político, no final da manhã, no Palácio Piratini, Tarso anunciou a abertura do edital 01/2011, disponibilizando R$ 12 milhões como fomento aos Parques Tecnológicos do Estado. O valor é o maior volume já investido pelo governo gaúcho em parques tecnológicos. Na ocasião, o ministro e o governador pactuaram uma parceria entre estado e União para realização de novos editais e ações pelo desenvolvimento tecnológico e inovação do estado.

Segundo o governador, a instalação do programa complementa outras medidas já instaladas pela gestão estadual em busca do desenvolvimento do estado. “O desenvolvimento em rede é a partir de uma reorganização do perfil burocrático/técnico/institucional do RS. Por meio das reformas que já fizemos, como a criação da Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI); reestruturação do Badesul (ex-Caixa RS), colocando o estado como vetor do desenvolvimento e disponibilizando o estoque de renúncia fiscal para induzir a base produtiva do RS; e a organização de um pacto interacadêmico para integração dos três sistemas de ensino superior (privado, federal, comunitário e Uergs)”, explicou.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, se disse muito satisfeito com a iniciativa do governo estadual, devido à possibilidade de integração do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec) no programa anunciado por Tarso. “O Ceitec pode ser um polo de atração de cadeias importantes de investimentos na área de eletroeletrônica e tecnologia de ponta no Rio Grande do Sul. Só faz sentido o governo montar uma indústria como esta para fazer parcerias e desenvolver outras indústrias para participar junto com ela”, disse.

A Ceitec S.A. é uma estatal vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, especializada no desenvolvimento e produção de Application-Specific Standard Products (ASSPs). O Design Center, localizado em Porto Alegre/RS, tem capacidade para desenvolver chips de alta tecnologia, exercendo papel estratégico para a indústria microeletrônica do País. A fábrica, em fase final de implantação e certificação, será a única da América Latina capaz de produzir chips. A Ceitec S.A. coloca o Brasil entre os principais países do mundo no desenvolvimento de microeletrônica avançada.

Inaugurado pelo ex-presidente Lula, em 5 de fevereiro de 2010, em Porto Alegre, o Centro Nacional de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) surgiu quando o atual presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT), era secretário estadual de Ciência e Tecnologia do governo Olívio Dutra (PT), há mais de 10 anos.

À tarde, o ministro Mercadante e Villaverde visitaram a fábrica, que deverá entrar em funcionamento até o final do ano. “A primeira providência em relação ao Ceitec foi solicitar o respeito rigoroso ao calendário das obras. Vínhamos de muitos atrasos e concluímos a obra em fevereiro deste ano. Contratamos outra empresa que está fazendo atualmente o chekout final da entrega da obra. Depois iremos montar as linhas de produção”, explicou. (...)
-Clique Aqui para ler a íntegra da matéria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário