Hoje, 21 de março, é o Dia Mundial da Poesia. O serviço de streaming de audiolivros Storytel fez uma pesquisa para conferir qual o poeta mais ouvido (que pode ou não ser o mais lido) do mundo.
A resposta é Alexandre Púchkin. Não por coincidência, na Rússia estão os maiores ouvintes de poesia, entre todos os países do mundo. Em seguida: Dinamarca, Holanda e Índia.
As obras mais ouvidas são a Divina Comédia de Dante. Em segundo lugar fica Eugene Onegin, de Púchkin, e depois O mal da razão, de Alexander Griboyedov também da Rússia. Fecham o top 5 Ilíada e Odisséia de Homero. [Fonte: Sputnik]
Aqui, um poema de Púchkin, que deve desagradar aos bolsomínions em geral.
O SEMEADOR
O semeador saiu para semear
Eu semeador, deserto afora,da liberdade, fui com mãopura lançar, antes que a auroranascesse, o grão que revigorano sulcos vis da escravidão.Mas todo esforço foi em vão:joguei vontade e tempo fora.Pasce, pois eu te repudio,ralé submissa e surda ao brio.Libertar gado é faina ingrata,pois gado se tosquia e mata.Herda, por gerações a fio,canga, chocalhos e chibata.(1823)– Aleksander Púchkin (Алекса́ндр Пу́шкин). A dama de espadas: prosa e poemas. [tradução de Boris Schnaiderman e Nelson Ascher]. Coleção Leste. São Paulo: Editora 34, 1999; 3ª ed., 2013.
A pesquisa não fala nada sobre os poetas em língua portuguesa. Quais os mais ouvidos e/ou lidos? Fernando Pessoa? Drummond?
(Via Blog do Mello)
Nenhum comentário:
Postar um comentário