24 outubro 2024

MULTIPOLARIDADE - VÍDEO: Lula detona "Plano Marshall às avessas" de países ricos na Cúpula dos BRICS


Em um discurso enfático dirigido aos líderes do BRICS, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância do bloco na construção de um mundo multipolar e na luta contra as desigualdades globais. O mandatário cancelou sua ida à Cúpula do BRICS em Kazan, na Rússia, após sofrer um acidente doméstico, mas participou do evento via videconferência na manhã desta quarta-feira (23).

Lula começou seu discurso agradecendo o apoio dos membros do BRICS à presidência brasileira do G20 e destacou a importância da cooperação para avançar em medidas que visam a redução das desigualdades, como a taxação de super-ricos, que vem sendo discutida em diversas instâncias internacionais.

Ele ressaltou que os países do BRICS implementaram políticas sociais de sucesso que podem servir de exemplo para o restante do mundo, e mencionou a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, convidando outros países a aderirem à iniciativa. “A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza já está em fase avançada de adesões”, disse o presidente, destacando o compromisso do Brasil com a causa.

Lula foi incisivo ao criticar a disparidade no combate às mudanças climáticas, enfatizando que a maior responsabilidade recai sobre os países ricos. “Não há dúvida de que a maior responsabilidade recai sobre os países ricos, cujo histórico de emissões culminou na crise climática que nos aflige hoje”, afirmou. O presidente cobrou o cumprimento da promessa de 100 bilhões de dólares anuais para o financiamento climático, exigindo ações concretas e monitoramento dos compromissos. (...)

*Para ler na íntegra a postagem de Ivan Longo na Revista Fórum (e assistir ao vídeo) clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário