04 dezembro 2024

Luiz Eduardo Greenhalgh recebe prêmio de Direitos Humanos da OAB

Honraria será entregue hoje,  4 de dezembro, na sede da OAB SP

Greenhalgh é conhecido por sua atuação na defesa de presos políticos na ditadura. Foto: FPA

Por Tiago Pereira*

*A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo (OAB SP), realiza, no dia 4 de dezembro, às 18h, a cerimônia de entrega do 40º Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth, na sede da entidade, com entrada gratuita. 

Organizado pela Comissão Permanente de Direitos Humanos da OAB SP, o evento reconhece, há quatro décadas, personalidades e iniciativas que se destacam na defesa dos Direitos Humanos no país.

Este ano, o homenageado principal será o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, cuja trajetória humanitária inspira profissionais do Direito e a sociedade em geral.

Greenhalgh é conhecido por sua atuação na defesa de presos políticos durante o período da ditadura militar e por ter sido um dos idealizadores do emblemático projeto Brasil: Nunca Mais, ampla pesquisa realizada pela sociedade civil sobre a tortura política no país. Além disso, sua luta em prol das liberdades democráticas o levou a colaborar com importantes mobilizações da sociedade civil, como a fundação do Comitê Brasileiro pela Anistia e do Comitê Brasileiro de Solidariedade aos Povos da América Latina.

A cerimônia também fará menção honrosa a Claudio Aparecido da Silva, primeiro ouvidor das polícias do Estado de São Paulo egresso de uma comunidade periférica, com relevante trajetória no enfrentamento ao racismo e à violência institucional; e Luciana Ortiz Tavares Costa Zanoni, juíza federal que se notabilizou por iniciativas de inovação e políticas públicas voltadas para a inclusão social e o acesso à Justiça.

A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, ressalta a relevância histórica e simbólica da honraria. O Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth é um compromisso da entidade com os cidadãos brasileiros, em busca da defesa à igualdade e ao tratamento digno previsto em nossa Carta Magna. Renova, ainda, anualmente, o compromisso da OAB SP com os direitos fundamentais da pessoa humana, sejam de natureza civil, política, econômica, social ou cultural. Sua importância é inquestionável e, com seus homenageados, tem cumprido a missão há 40 anos, de lançar luz e, principalmente, inspiração aos profissionais do Direito”, ressalta.

Franz de Castro Holzwarth

Instituído em 1982, o prêmio leva o nome do advogado Franz de Castro Holzwarth, conhecido como “apóstolo dos encarcerados” por sua dedicação aos direitos dos presos e à reintegração social. Sua morte trágica, durante uma rebelião em uma cadeia pública de Jacareí, o tornou um símbolo da luta pelos Direitos Humanos. Holzwarth teve sua trajetória marcada pela coragem, fé e trabalho em favor dos marginalizados, valores que inspiram o objetivo do prêmio.

*Fonte: TVTNews com a OAB/SP

-Obs.: LEG, como também é conhecido, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores - PT. -Grifos e edição final deste Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário