06 junho 2024

MINISTRO PIMENTA RECEBE CENTRAIS SINDICAIS PARA TRATAR DE MEDIDAS EMERGENCIAIS DIANTE DA CALAMIDADE NO RS

 


Na tarde de ontem (04), o Ministro Paulo Pimenta, juntamente com o diretor de Planejamento do Ministério da Reconstrução do RS, Marco Maia, recebeu a Presidenta do PT-RS, Juçara Dutra Vieira, e representantes das centrais sindicais no estado para discutir medidas emergenciais diante da calamidade que assola o Rio Grande do Sul. 

Durante a reunião, foram apresentadas as principais demandas dos/as trabalhadores/as e empregadores afetados pelas recentes enchentes que devastaram a região. As centrais sindicais reiteraram a urgência de preservar os empregos, considerando inaceitável qualquer demissão neste momento de crise histórica. 

Uma das propostas centrais é a prorrogação das convenções coletivas por 180 dias, garantindo estabilidade aos trabalhadores e empregadores afetados. Além disso, solicitaram a implementação de um decreto federal que assegure uma renda mínima para os trabalhadores e assalariados rurais nas áreas atingidas, tomando como referência o salário-mínimo nacional. 

Diante do exposto, as centrais sindicais apresentaram uma série de medidas para mitigar os impactos da calamidade, incluindo linhas de crédito facilitado para empresas atingidas, desde que estas se comprometam com a manutenção dos postos de trabalho. Também defendem a prorrogação do programa Jovem Aprendiz e a concessão de auxílio emergencial para os trabalhadores da cultura afetados pela suspensão ou adiamento de contratos.

Outras propostas incluem crédito facilitado e apoio financeiro para a reconstrução produtiva da agricultura familiar, bem como a elaboração de um plano de recuperação dos equipamentos públicos, como escolas, hospitais e postos de saúde, fundamentais para a reconstrução das comunidades atingidas pela tragédia. 

O Ministro Pimenta levará as demandas das centrais sindicais ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

*Foto: Joca Moura/SERS - Fonte: site do PT/RS

Nenhum comentário: