01 fevereiro 2022

Deputado Valdeci Oliveira (PT) toma posse como presidente da Assembleia Legislativa do RS

 Em discurso de posse, Valdeci defendeu o diálogo e a construção de consensos para enfrentamentos de temas como a estiagem


O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) tomou posse nesta segunda-feira (31) como novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em seu discurso de posse, que foi acompanhado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e pelos ex-governadores Olívio Dutra (PT) e Germano Rigotto (MDB), Valdeci defendeu a ampliação do diálogo para a construção de consensos políticos e fez defesa radical da democracia, de ações de combate à estiagem, à fome e fortalecimento da saúde pública no cenário pós-pandemia. 

“Desde já, quero convidar todas as instituições, movimentos e organizações do Estado para, juntos, prepararmos um mutirão solidário de proteção contra a fome no RS”, disse Valdeci, lembrando há mais de um milhão e meio de pessoas que ficaram desassistidas, que perderam o auxílio emergencial de um ano para outro, sem que a economia tenha se recuperado completamente. 

Valdeci defendeu que, por ser de um partido de oposição ao atual governo estadual, sua gestão será marcada pelo diálogo e por uma postura republicana e colaborativa. “A divergência ideológica nunca foi empecilho para se construir pontes e buscar consensos”, disse. 

O novo presidente da AL disse ainda que trabalhará para interiorizar o parlamento gaúcho e levá-lo “onde for preciso estar, da forma que for possível ser feita, mas sempre com o mesmo compromisso que é o de integrar ainda mais a Assembleia no cotidiano das gaúchas e gaúchos”. 

Valdeci também chamou a atenção para a necessidade do parlamento enfrentar o problema da estiagem e ajudar a amenizar os reflexos da falta de chuva. “A estiagem é uma tarefa inadiável. Mais do que política de governo é preciso ter uma política de estado”, afirmou. 

A pauta da estiagem foi o tema da sua primeira audiência oficial enquanto chefe do legislativo, quando se reuniu no final da tarde com as principais entidades vinculadas aos pequenos agricultores do Estado. 

Por fim, ele ainda ponderou que, mesmo como presidente da Casa, não deixará de seguir lutando pelas pautas do seu mandato, como a instituição de uma política estadual de renda básica e a implementação do teste do pezinho ampliado, que aumenta de 6 para mais de 50 as doenças a serem detectadas e é direcionado aos recém-nascidos. 

Valdeci assume a presidência da Assembleia no último ano da 55ª Legislatura, num acordo chamado de “gestão compartilhada” e que vigora desde 2007, onde as quatro maiores bancadas ocupam o posto, de forma rotativa, a cada ano. Em 2019 o cargo foi ocupado por Luiz Augusto Lara (PTB), Ernani Polo (PP) em 2020 e Gabriel Souza (MDB) em 2021.

*Fonte: Sul21 - com O Boqueirão Online

Nenhum comentário: