20 janeiro 2023

ABI denuncia: Fotomontagem na capa da Folha é um atentado ao jornalismo

 

       Charge do Aroeira

Da Redação do Viomundo*

A fotografia publicada na capa da Folha de S. Paulo de quinta-feira, 19/01, gerou debate e indignação nas redes sociais e nas redações. 

Entre as muitas manifestações publicadas, selecionamos três:

— Tuíte de Renata Mielli (@renatamielli), jornalista e secretária-geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

— Comentário de Laurindo Lalo Leal Filho (@Lalolealfilho), jornalista, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP)

— Reportagem de Maria Luiza Franco Busse e Moacyr Oliveira Filho, diretores da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) @ABI_Nacional.

Laurindo Lalo Leal Filho (@Lalolealfilho) e a reportagem de Maria Luiza Franco Busse e Moacyr Oliveira Filho, diretores da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) @ABI_Nacional

Logo cedo, Renata Mielli (@renatamielli) denunciou no twitter:

A irresponsabilidade da Folha é gravíssima. O jornalismo tipo “lacração” que se pousa de isento, neutro e imparcial incita a animosidade, alimenta ódios e aprofunda a criminalização da política.

Esses elementos contribuem para a construção do extremismo de direita no Brasil responsável pelo golpe em 2016, pela eleição de Bolsonaro, pelo atentado contra o Estado Democrático de Direito deste 08 de janeiro.

Discutir o papel da imprensa na sociedade contemporânea é urgentíssima.

Renata postou a fotografia da capa da @folhadespaulo, comparando-a outras duas publicadas pelo Estadão (@oestadodoseupaulo) com imagens da então presidenta Dilma Rousseff.

Uma, com o rosto de Dilma em chamas,  é de 2016, época do impeachment. A outra, Dilma sendo atravessada por uma espada, é de 2011. 

Renata legendou: O tal do “jornalismo profissional” e o ódio na política. (...)

*CLIQUE AQUI para continuar lendo.

Nenhum comentário: