16 março 2015

"Fim do financiamento empresarial! Corrupção se combate com reforma política e Constituinte!" (OT/DAP)

CARTA DA CORRENTE O TRABALHO DO PT
16 de março de 2015
13mar15-fotosp









É hora de mudar a política econômica!
Retirada das MP’s 664-665! Abaixo o Plano Levy!
Fim do financiamento empresarial! 
Corrupção se combate com reforma política e Constituinte!
Em defesa da Petrobras!

No último dia 13, saiu às ruas, numa exitosa jornada, a única força que pode defender o mandato legítimo da presidente Dilma. Mais de 100 mil trabalhadores e jovens atendendo ao chamado da CUT e movimentos populares manifestaram-se em 25 capitais.

Convocados por sindicatos, associações de moradia e de bairro, entidades estudantis, grupos de jovens e outros setores, eles levantaram a defesa dos direitos, a defesa da Petrobras, a reforma política e, objetivamente, contrapuseram-se ao golpismo que crescia. Ontem, domingo dia 15, pelo “Fora Dilma” e “Fora PT”, em São Paulo, segundo o Datafolha – que informou 41 mil no ato do dia 13 – disse havia 210 mil totalizando centenas de milhares (e não “milhões”) no país.


Mas era domingo e diferente do dia 13 o dia 15 foi convocado por setores da classe dominante que não ousam dar a cara, senão que manipulando setores sociais numa situação que se deteriora:

*A Assembleia Legislativa de São Paulo mudou o horário de posse dos deputados para que as caravanas do interior viessem ao ato, no que foi apoiado pelo PSDB (que esconde a corrupção do “trensalão”), o PPS, o Solidariedade (SDD) e o PSB-SP;

*A federação de futebol paulista mudou horário de jogo;

*Setores da igreja católica, várias igrejas evangélicas e a maçonaria assim como os patrões mobilizaram. Mudaram turno de empresas; espetáculos foram cancelados.

Enfim, tudo feito para engrossar o ato. A Rede Globo, que mentiu sobre o dia 13, trabalhou acintosamente para levar ao dia 15.

Mas tudo isso está na ordem das coisas. Corresponde também ao que a classe dominante pró-imperialista faz hoje em países vizinhos, na Venezuela e na Argentina, disseminando seu ódio de classe.

O que não é normal é a ausência do PT nacionalmente como partido, sua direção e seus parlamentares, na efetiva preparação e realização do ato do dia 13 para que os trabalhadores mostrassem toda sua força.

Uma semana antes, a Executiva Nacional do PT discutia tentar adiar o ato como queria o Palácio do Planalto!
O que não é normal é o governo Dilma – conforme falou o ministro Rossetto no dia 15 à noite na TV – insistir na guinada do ajuste fiscal representado pelo “Plano Levy” que está parando o país. Parando as obras do PAC, os ministérios, as Universidades públicas, o FIES entre outras áreas provando uma onda de demissões para fazer superávit primário.
É isso que frustra os trabalhadores e a juventude. Joga na confusão setores populares que reação golpista tenta manipular.
É essa política que tem que mudar!
O quanto antes, o governo federal e o PT têm que voltar à pauta do 2º turno presidencial. A única saída é reatar com a sua base social.
Tem que tocar a reforma política através da Constituinte, e não se perder no “respeito da Constituição” no momento em que essas instituições: como o Congresso e o STF estão desmoralizados. Tem que fazer a reforma agrária, a reforma urbana e defender os investimentos da Petrobras no Pré-Sal.
Sob pena de aplainar o caminho para a contrarrevolução golpista, o governo tem que se voltar para as reformas populares que mobilizam sua base e não se pendurar no PMDB, Renan e Cunha que não vão defendê-lo, ao contrário.
Todos os prazos se encurtaram.
Agora, dia 7, a CUT convoca os sindicatos a se manifestem em Brasília contra o famigerado PL 4330 da terceirização que Cunha (PMDB) quer votar.
Até o próximo 1º de Maio, uma agenda unitária de mobilização de massas pelas suas reivindicações, pelas reformas, pela Constituinte e em defesa da legitimidade do mandato popular deve ser construída pelas organizações populares. O PT tem que assumir aí plenamente o seu lugar.
Nesta hora grave, PSOL e PSTU que boicotaram criminosamente o dia 13 deveriam engrossar a resistência popular.
Nós da Corrente O Trabalho junto aos companheiros do Diálogo e Ação Petista (DAP) nos engajamos e saímos às ruas no dia 13 em colunas em 15 capitais e outras cidades.
Renovamos nosso compromisso e chamamos todos militantes petistas, parlamentares e dirigentes a “agir como o PT agia”. O nosso futuro e o futuro de nossos filhos depende disso!
A melhor resposta aos golpistas que incendiaram a sede do PT em Jundiaí (SP) é abrir todas as sedes do PT no país para debater o 5º Congresso do PT que está começando e deve ser o momento da virada trazendo o PT de volta para a luta.
Nos próximos dias e semanas, convidamos os companheiros e companheiras a comparecerem às reuniões de base do Diálogo e Ação Petista em todo Brasil: vamos engrossar a agenda de mobilização até o 1º de Maio e preparar o 5º Congresso do PT em suas etapas livres e municipais em Abril.
Junte-se a 'O Trabalho'!
Ajude-nos a construir o 'DAP' !



Fonte: http://otrabalho.org.br/ - 

Grifos e edição final deste Blog
...

P.S.:  Este Editor (que integra a articulação supra tendencial 'Diálogo e Ação Petista' - o DAP - ) acrescentaria ainda a essas bandeiras levantadas pelos companheir@s da corrente 'O Trabalho' a necessidade fundamental de lutarmos com redobrado vigor também para que se faça a 'regulação e democratização da mídia' (que, sobretudo depois deste domingo, dispensa maiores justificativas). Júlio Garcia

Nenhum comentário: