21 janeiro 2021

Lula confirma que teve covid-19, mas já está recuperado

 

Lula e o jornalista Fernando Morais testaram positivo durante a viagem à Cuba | Foto: Divulgação

Da Redação do Sul21*

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (21) que testou positivo para a covid-19 no mês de dezembro, mas que já está recuperado da doença. Lula estava em Cuba desde o mês passado e retornou ao Brasil na quarta-feira (20).

Nota divulgada no site do ex-presidente informa que ele estava em Cuba desde 21 de dezembro para gravar um documentário sobre a América Latina, produzido e dirigido pelo cineasta norte-americano Oliver Stone, e que realizou dois testes RT-PCR, um na chegada ao país e outro dia no 26, testando positivo. Também testaram positivo sete integrantes de sua comitiva, incluindo a sua mulher Rosângela Silva, a Janja. A investigação epidemiológica realizada na ilha confirmou que os casos eram importados.

Segundo a nota, todos permaneceram em isolamento sob vigilância sanitária, respeitando os protocolos do sistema de saúde cubano. O único membro da comitiva que apresentou complicações foi o jornalista Fernando Morais, que passou 14 dias internado por problemas pulmonares. Lula apresentou lesões pulmonares compatíveis com broncopneumonia associada à covid19, mas não precisou ser hospitalizado e esteve em contato permanente com o médico infectologista, ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha.

“Eu e toda minha equipe somos agradecidos à dedicação dos profissionais de saúde e do sistema de saúde pública cubano que estiveram conosco no cuidado diário. Agradeço ao governo de Cuba e a todos que estiveram conosco, de coração. Jamais esqueceremos a solidariedade cubana e o compromisso com a ciência de seus profissionais. Sentimos na pele a importância de um sistema público de saúde que adota um protocolo unificado, inspirado na ciência e nas diretrizes da OMS. E quero estender as minhas saudações a todos os profissionais de saúde que se esforçam para fazer o mesmo aqui no Brasil, apesar da irresponsabilidade do presidente da República e do ministro da Saúde”, disse o ex-presidente.

Segundo a nota, Lula decidiu comunicar que contraiu a doença apenas ao chegar no Brasil para preservar sua família e dos demais infectados.

Ele também disse que pretende se vacinar. “Estou preparado pra tomar a vacina, assim que tivermos vacina para todos. Sigo esperando minha vez na fila, com o braço à disposição para tomar assim que puder. E enquanto todos não se vacinam, vou continuar com máscara, evitando aglomerações e passando muito álcool gel”, afirmou.

*Fonte:  https://www.sul21.com.br/

Nenhum comentário: