15 setembro 2021

Agronegócio desembarca do governo Bolsonaro

 

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro. Foto: Sergio Lima/AFP

O agronegócio tem desembarcado do governo Bolsonaro. Apesar do setor ser diverso, boa parte já deixou de apoiar o presidente. O mandatário só mantém apoio massivo entre os produtores. Os grandes da agricultura e da pecuária já o deixaram.

Outros grupos, como os de setores de logística, industrialização e comércio externo, largaram cedo. Para eles, tudo não passou de ação política, segundo a coluna vaivém commodities na Folha.

Segundo um empresário do agronegócio, Bolsonaro prometeu muito, mas entregou pouco. A avaliação é que ele obstrui caminhos já construídos para segurar preços artificialmente e beneficiar apoiadores.

Agronegócio se incomodou com implicâncias com a China e mudança da embaixada de Israel

Os dois principais motivos pelos quais o agronegócio desembarcou do governo estão relacionados à política externa. Os constantes ataques e a implicância do presidente com a China foi um deles.

O outro foi a obsessão pela mudança da embaixada de Israel. Para eles, a ideia trouxe insegurança nas negociações com os árabes. A briga da família do presidente com o Irã fez esfriarem os negócios com um dos principais parceiros do agronegócio brasileiro.

*Fonte: DCM

Nenhum comentário: