27 outubro 2022

Sobre ansiedade, esperança, democracia, tempestade ... e calmaria



Por Laís Garcia, no seu face*

Eu sei que a ansiedade bate nesses dias que antecedem uma eleição tão importante - eu também me sinto assim -, mas, vou te dizer: nem por um segundo eu gostaria de eliminar totalmente essa emoção. Ela me comunica que eu estou do lado certo, do lado da democracia, do lado do que eu valorizo.

Apesar de eu não ter a intenção de me livrar da ansiedade, é claro que não preciso mergulhar nela como se fosse a única coisa presente nesse momento, né?
Pra isso, minha estratégia tem sido me aproximar de um contexto de esperança - de pessoas, lugares, conteúdos, pesquisas, dados etc., que contribuam pra diluir essa ansiedade quando ela vem. Te convido a experimentar fazer isso e observar como tu te sentes; além disso, se possível, te convido a compartilhar isso tudo com quem está ao teu redor também.
Sabe aquela sensação boa que dá quando a gente enxerga alguém adesivado, representando aquilo que acreditamos, fazendo aquele L? Pois é, o outro também sente isso ao nos ver assim.

Tudo indica que, depois da tempestade, no dia 30 finalmente virá a calmaria. Vamos, juntos, mandar a extrema-direita para a lata de lixo da história, meus queridos. A luta segue, mas ela já está quase no fim...

*Laís de Mattos Garcia (foto) é psicóloga, natural de Santiago/RS; reside em Esteio/RS e trabalha nessa cidade e na Região Metropolitana de Porto Alegre. (E.T.: É filha deste orgulhoso 'papai' - e modesto Editor!).

Nenhum comentário: