16 março 2024

EXCLUSIVO - Gilmar Mauro, do MST: “É o Brasil que carrega o agronegócio nas costas, não o contrário”

Em entrevista à Fórum, o histórico dirigente explica as causas da alta dos preços dos alimentos e projeta colapso do agronegócio diante das crises climática e social; "Bolha especulativa do agro começa a se formar e reforma agrária ainda é urgente"

A pesquisa Genial/Quaest divulgada no último dia 6 de março mostrou queda na popularidade do presidente Lula (PT), que saiu de 54% de aprovação em dezembro para 51%. Entre as razões que o instituto elencou para explicar os dados está a percepção de que a economia piorou. E mesmo que a economia tenha de fato melhorado, é preciso entender essa percepção: 73% dos entrevistados afirmaram que os preços dos alimentos explodiram no último mês.

Uma semana depois, na última terça-feira (12), foram divulgados os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A média de aumento nos preços dos alimentos foi de 1,12%. O problema é que os maiores aumentos foram registrados em itens populares e de amplo consumo. A cebola aumentou 7,37%, a batata subiu 6,79% e os preços do leite e do arroz registraram altas de 3,5% e 3,7%. E os valores já estão acrescidos da alta registrada em fevereiro. Na ocasião, a batata tinha subido mais de 22%, a cenoura 36% e o feijão carioca 7,2%. (...)

*CLIQUE AQUI para continuar lendo (via Revista Fórum).

Nenhum comentário: