14 março 2024

Há seis anos, Marielle Franco era assassinada; saiba as últimas atualizações das investigações

 O brutal assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e de seu motorista Anderson Gomes completou 6 anos nesta quinta-feira


247* - O brutal assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e de seu motorista Anderson Gomes completou 6 anos nesta quinta-feira (14), ainda sem solução. Até agora, 4 suspeitos estão presos:

Edilson Barbosa dos Santos, o Orelha, apontado como o responsável por desmanchar o Cobalt prata usado no 14 de março de 2018.

Ronnie Lessa foi preso em março de 2019. Na delação de Élcio de Queiroz, é apontado como autor dos disparos. 

Élcio de Queiroz, ex-sargento da Polícia Militar, expulso da corporação em 2015. Após 4 anos preso, ele fez uma delação premiada e admitiu que dirigia o carro que perseguiu o veículo onde estavam a vereadora e seu motorista.

Suel também está preso e já havia tentado matar a vereadora em 2017. Ele é ex-sargento do Corpo de Bombeiros, acusado de ter cedido um carro para a quadrilha, esconder as armas após o crime e auxiliar no descarte delas.

Últimas atualizações do caso- A Força-tarefa Marielle Franco e Anderson Gomes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou as alegações finais na ação penal movida contra o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, conhecido como Suel, e pede que ele seja julgado pelo Tribunal do Júri pelas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, no dia 14 de março de 2018.

De acordo com o MPRJ, nas conclusões do parecer, além do julgamento, os promotores Eduardo Morais Martins e Mario Jessen Lavareda pedem que o réu seja pronunciado por homicídio duplamente qualificado contra Marielle e Anderson, além de uma tentativa de homicídio duplamente qualificado contra Fernanda Chaves, assessora da vereadora, que estava no mesmo carro no dia do crime.

Os promotores pedem ainda que Suel seja julgado por receptação referente ao veículo Cobalt, usado no crime, e a manutenção da prisão preventiva do réu em presídio federal de segurança máxima.

No dia 24 de julho do ano passado, Suel foi preso na Operação Élpis, deflagrada pela Polícia Federal e o MPRJ, na primeira operação realizada desde que a PF assumiu as investigações no início de 2023.

Possível mandante- Deputado estadual pelo MDB durante cinco mandatos no estado do Rio de Janeiro, Domingos Brazão, 58 anos, é conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-RJ) foi apontado em janeiro de 2024 pelo ex-policial militar Ronnie Lessa como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e Anderson Gomes.

O ex-deputado é líder de um poderoso grupo político da zona oeste do Rio, berço das milícias da capital. Ele enfrentou acusações de improbidade administrativa, fraude, máfia dos combustíveis e o envolvimento com milícias para a compra de votos e formação de curral eleitoral, de acordo com informação publicada pela Carta Capital

Ele nega as acusações.

A expectativa é que a conclusão do caso ocorrerá no mês de abril, trazendo a possibilidade de finalmente encerrar um dos crimes que mais indignou o Brasil.

Quem foi Marielle Franco - Marielle Franco foi uma ativista política, socióloga e vereadora brasileira. Ela nasceu em 27 de julho de 1979. Franco foi uma defensora dos direitos humanos, especialmente dos direitos das mulheres, negros e LGBTQ+. Ela cresceu na favela da Maré, no Rio de Janeiro, e enfrentou muitos desafios em sua vida, incluindo a pobreza e a violência policial.

Marielle Franco tornou-se uma figura proeminente na política brasileira por sua luta contra a brutalidade policial, a corrupção e os abusos de direitos humanos. Ela foi eleita vereadora do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em 2016, com uma plataforma centrada na defesa dos direitos das minorias e na segurança pública.

*Com o site https://www.brasil247.com/

Nenhum comentário: