18 outubro 2024

PT e PSDB revivem no 2º turno em Santa Maria/RS a disputa que dominou o Brasil por 20 anos

Histórica rivalidade tem sido avaliada pelos eleitores na comparação de governos de ambos os partidos na cidade

Valdeci Oliveira (à esquerda) e Rodrigo Decimo (à direita) disputam o voto dos eleitores de Santa Maira para ser o novo prefeito da cidade. Foto: Divulgação

Os eleitores de Santa Maria escolherão no dia 27 de outubro o novo prefeito que governará a cidade de 2025 até 2028. De um lado, Valdeci Oliveira (PT) busca voltar à prefeitura pela terceira vez. De outro, o atual vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) quer também um terceiro mandato para os tucanos. A disputa entre os dois revive os grandes embates protagonizados por PT e PSDB entre 1994 e 2014, quando ambos os partidos dominaram a cena política nacional.

Desde então, muita coisa mudou para os dois partidos. O PSDB viu seu capital político derreter desde quando apoiou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016, enquanto os petistas sofreram grande desgaste com casos de corrupção e a Operação Lava Jato, porém conseguiram retornar ao Palácio do Planalto com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.

Experiente observador da cena política de Santa Maria, o jornalista José Mauro Batista recorda que a disputa entre o PT e o PSDB se intensificou na cidade a partir de 2016, ano da primeira eleição local com segundo turno. Naquela ocasião, Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) protagonizaram a disputa, com a vitória do candidato tucano (que depois seria reeleito em 2020).

“Foi o segundo turno mais disputado do Brasil. A diferença de votos a favor do candidato do PSDB foi de 226 votos”, recorda Batista. (...)

*CLIQUE AQUI para ler , na íntegra, a postagem de Luciano Velleda no Sul21.

Nenhum comentário: