01 fevereiro 2025

Lula orienta bancada do PT a enfrentar bolsonarismo: “Acabou paz e amor”

 

Lula participa de reunião com a bancada do PT: o presidente disse a deputados petistas que “acabou o paz e amor” com bolsonaristas. Foto: Divulgação

DCM* - O presidente Lula (PT) afirmou na noite de sexta-feira (31) a deputados do partido que “acabou paz e amor” com os bolsonaristas. A declaração ocorreu durante um jantar com a bancada petista em um clube de Brasília, evento que marcou a troca da liderança do PT na Câmara.

No discurso, Lula disse que os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) baseiam suas ações em fake news e, por isso, “não pode deixar eles falando sozinho”.

Acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, o presidente destacou a importância de os parlamentares investirem na comparação entre as realizações de seu governo e “tudo que a gestão de Jair Bolsonaro não fez”.

Lula reforçou que os deputados têm uma série de argumentos para enfrentar e superar o bolsonarismo. Essa linha de atuação, delineada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, vem sendo reforçada em reuniões internas do governo e da legenda.

O presidente também enfatizou que a “mentira não pode vencer a verdade” e orientou os parlamentares a debaterem a situação econômica atual do país em comparação com o cenário deixado pela gestão anterior.

Lula pediu que mencionem o déficit das contas públicas de 2024, que foi de 0,09% do Produto Interno Bruto (PIB), dentro da meta estabelecida pelo arcabouço fiscal, contrastando com o déficit herdado do governo Bolsonaro.

Além disso, Lula avaliou que os dois anos “mais difíceis” de reconstrução do país já passaram e que agora se inicia uma fase de entregas. Ele reforçou que a bancada petista deve manter um discurso unificado, destacando que o governo “já fez muito” e que os deputados precisam se dedicar ainda mais na defesa das ações da atual gestão.