11 fevereiro 2025

45 ANOS DO PT - Humberto Costa: 'O PT é um partido de esquerda e deve continuar onde está'

Senador por Pernambuco e 2º vice-presidente do Senado Federal, ele se filiou ao partido no mesmo ano de sua fundação

Senador Humberto Costa (PT-PE) durante o seminário "A Realidade Brasileira e os Desafios do Partido dos Trabalhadores" em dezembro de 2024 - Alessandro Dantas/PT no Senado

Em 1980, mesmo ano de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), o jovem líder estudantil nascido em Campinas (SP), mas criado em Recife (PE), Humberto Costa, de 67 anos, assinava sua ficha de filiação, dando início a uma longa jornada de construção da agremiação política no estado de Pernambuco. Em 1990, foi eleito pela primeira vez a um cargo público, como deputado estadual e, cinco anos depois, elegeu-se deputado federal.  

Entre 2003 e 2005, foi ministro da Saúde do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e desde 2011 exerce o cargo de senador por Pernambuco, ocupando hoje a 2ª vice-presidência do Senado Federal. Membro da direção nacional do PT, Costa falou ao Brasil de Fato sobre os 45 anos do partido, os desafios, o enfrentamento à extrema direita, e o futuro da agremiação que fará eleições internas no próximo mês de julho. (...) 

*Confira a íntegra da entrevista concedida por Humberto Costa ao jornalista Leonardo Fernandes, do BdF, clicando AQUI

Nenhum comentário: