10 fevereiro 2025

PARTIDO DOS TRABALHADORES - PT COMEMORA HOJE 45 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

"O Partido dos Trabalhadores surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la. A mais importante lição que o trabalhador brasileiro aprendeu em suas lutas é a de que a democracia é uma conquista que, finalmente, ou se constrói pelas suas mãos ou não virá." (...) Do Manifesto de Fundação do PT


HISTÓRIA EM MOVIMENTO


Há 45 anos nascia o PT para “lutar por democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria, com o objetivo de construir o socialismo democrático.” (*) Portanto, a construção do socialismo é princípio fundante do PT e seu objetivo estratégico.

O período era de ascensão das lutas populares, de mobilização da classe trabalhadora (a CUT seria fundada três anos depois) e ampla mobilização social pela (re)democratização do Brasil após penosos anos de ditadura civil-militar. Nestes 45 anos, houve grandes mudanças na conjuntura e no contexto nacional e mundial que tornaram a tarefa muito mais complexa e desafiadora. Ao mesmo tempo, muito mais urgente e necessária.

Por isso, nosso horizonte socialista passa pelo fortalecimento da esfera pública, onde nosso governo – mesmo no contexto de um parlamentarismo disfarçado e rebaixado – procura responder às demandas do povo brasileiro. Passa pela solidez da democracia que combate a opressão, a desigualdade e a injustiça. Passa pela defesa da soberania e combate às ameaças de dominação econômica, cultural e ideológica do capitalismo neoliberal com seus matizes fascistas. Passa, necessariamente, pelo fortalecimento do PT e das esquerdas, cujo papel é o de provocar movimentos contra-hegemônicos de mudança.

Juçara Dutra Vieira
Presidenta do PT / RS

-Leia também: PT chega aos 45 anos com cinco eleições presidenciais e o desafio de se renovar

(*) Estatuto do PT- **Com o site do PT/RS - Edição final deste Editor

Nenhum comentário: