28 março 2025

Estreia o filme ‘A batalha da Rua Maria Antônia’, sobre episódio da ditadura*

O filme apresenta um episódio singular. Estudantes da USP em combate contra estudantes do Mackenzie, que apoiavam a ditadura

Com produção de Manoel Rangel, Egisto Betti e Heitor Dhalia, o filme revive o confronto, ocorrido em 2 de outubro de 1968. Foto: Divulgação

O filme “A batalha da rua Maria Antônia” estreiou nesta quinta-feira (27) nos cinemas brasileiros. O longa-metragem vai trazer para as telonas um dos episódios mais marcantes da luta estudantil durante a ditadura militar. Veja mais sobre o filme em TVT News. (...)

Com produção de Manoel Rangel, Egisto Betti e Heitor Dhalia, o filme revive o confronto, ocorrido em 2 de outubro de 1968, entre estudantes e forças da ditadura na cidade de São Paulo. O episódio envolveu alunos da Universidade Mackenzie, alinhados ao CCC – Comando de Caça aos Comunistas –, e estudantes e professores do movimento estudantil da antiga sede da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, a Universidade de São Paulo.

A Rua Maria Antônia, palco da batalha, existe até hoje. Fica no centro da capital paulista, perto da rua da Consolação. O confronto deixou um morto, três feridos a bala e ao menos 30 presos. 

Segundo a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, o disparo que matou o estudante secundarista José Carlos Guimarães, de 20 anos, veio de dentro do Mackenzie e o autor era um membro do Comando de Caça aos Comunistas.  

A diretora do filme, Vera Egito, conheceu a história da batalha da Maria Antonia quando era estudante da USP. A primeira versão do roteiro do longa nasceu em 2010. Quinze anos depois, a obra faz sua estreia. (...)

*CLIQUE AQUI para continuar lendo a postagem da TVTnews

Nenhum comentário: