14 abril 2025

DISPUTAR O LEGADO DE PAULO FREIRE*

 


No dia 13 de abril de 2012, foi promulgada a Lei que tornou Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. A lei foi o reconhecimento a um intelectual militante que fez da educação uma ferramenta de libertação de várias amarras da opressão a que, historicamente, foi submetida a população brasileira. Agora, há nova investida contra ele, patrocinada pelo pelotão bolsonarista no Congresso Nacional. Sim, esse mesmo grupo que reivindica anistia para os/as golpistas, de 8 de janeiro de 2023, é o que quer retirar da legislação a homenagem ao educador.

Por isso, foi muito simbólico que as Secretarias Nacional e Estadual de Formação tivessem realizado, neste mesmo dia 13, a Jornada de Formação de Formadores e Formadoras na sequência do Encontro Estadual de Vereadores e Vereadoras.

A formação permanente atualiza os saberes construídos ao longo do tempo e mantém o Partido fiel aos seus princípios, reposicionados na conjuntura e no contexto. Paulo Freire saberia interpretar a realidade que tenta sabotar sua imagem e seu legado. Ele, porém, que chegou na primavera, como as esperanças, partiu no outono, como os grãos generosos e as frutas maduras. Nosso compromisso é o de continuar a plantar suas sementes, mesmo no árido solo destes insensatos tempos.

Juçara Dutra Vieira
Presidenta do PT RS

*Com o site do PT/RS https://ptrs.org.br/ 

Nenhum comentário: