29 abril 2017

O Histórico 28/04 em Santiago/RS (GREVE GERAL)




O 28 em Santiago

Por Thaisy Finamor, especial para ‘O Boqueirão Online’*

Há exatos 100 anos se consolidou a primeira greve geral no Brasil, com aproximadamente 400 operários, em maioria mulheres, com reivindicações que resultaram nos direitos trabalhistas atuais, tais direitos que querem ser retirados, de nós trabalhadores. 

28 de abril neste ano se tornou um dia histórico porque os trabalhadores e estudantes brasileiros pararam grande parte dos serviços públicos e essenciais ao funcionamento do país. Devido ao contexto histórico do dia 28, a data não foi escolhida à toa, como estava sendo dita pelo senso comum e alguns órgãos de comunicação. 

Em Santiago, não foi diferente. O dia 28 foi um marco para o município, onde centenas de trabalhadores urbanos e rurais, militantes e dirigentes de esquerda (PT), estudantes secundaristas (UMES) e universitários, cientes do futuro que nos aguarda, deixaram sua comodidade e foram ocupar o centro da cidade, participando de um grande Ato Públicoseguido de passeata contra esse desgoverno que vem destruindo nossos direitos.

O Ato Público foi dado por fortes pronunciamentos públicos dos representantes dos sindicatos, movimentos sociais e trabalhadores presentes, expondo suas opiniões contra a reforma da previdência e trabalhista adotadas pelo governo Temer, tal reforma que diminui nossos direitos conquistados como trabalhadores e nos coloca em um futuro ameaçado. A ex-vereadora Iara Castiel representou o Partido dos Trabalhadores de Santiago. O Deputado Estadual Valdeci Oliveira (PT/RS) esteve representado por seu assessor Rômulo Vargas e o Deputado Federal Marco Maia (PT/RS) por seu assessor regional, Júlio Garcia.

O Ato foi finalizado com uma histórica caminhada pelo centro da cidade que reuniu aproximadamente mil pessoas, a maior já ocorrida no município de Santiago. Foi encerrada em frente a Prefeitura Municipal onde os manifestantes, após cantarem o Hino Nacional, bradaram em alto e bom o som o já tradicional "Fora Temer! Nenhum direito a menos!"

*Thaisy Guarda Finamor é santiaguense; é Acadêmica de Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
...















*Via Blog 'O Boqueirão Online' - Fotos via face

Nenhum comentário: