27 julho 2011

Carta ao Presidente do CREA



Carta enviada pelo cartunista e ilustrador Santiago ao presidente do CREA:



Senhor Presidente do CREA,
 

Alcides Capoani

O senhor parece desconhecer um dos princípios basilares da imprensa, que é o Direito de Resposta, notável conquista e instituição das democracias. No entanto deveria conhecer a palavra respeito, que é o que eu não tive com a NÃO publicação no CREA em Revista da minha carta, o que considero um profundo descaso para com a minha pessoa, para com um profissional com 37 anos de carreirae principalmente para com os meus leitores de todo o Rio Grande e boa parte do Brasil. Soma-se isso ao fato de que, sequer uma resposta privada eu tive de sua parte.

Não resta portanto, outra forma de manifesto que não seja o uso de todas as redes sociais (Facebook, Orkut, etc), rede de e-mails, cadastro de endereços eletrônicos de arquitetos, engenheiros, geólogos,agrônomos e geógrafos, meu blog pessoal,   blog de amigos e a enorme rede de blogueiros independentes nas quais tenho amplo respaldo, além de jornais a que tenho acesso, principalmente no interior.

Preciso registrar que me foi negado um simples direito de resposta e o sagrado direito de reclamar pelo uso de ideia minha em charge da revista (mesmo tendo eu sugerido que a outra parte também fosse ouvida – como manda o bom jornalismo).

Acredito que falta de espaço na revista não foi, pois bastava suprimir um dos tantos retratos seus!

Devo lembrar-lhe, por fim, que a revista não é propriedade sua e sim dos engenheiros, arquitetos, geólogos, geógrafos, etc, dos quais o
senhor é funcionário.


Neltair Rebés Abreu (Santiago)
       Cartunista – ilustrador

*Foto acima: Santiago, a ministra Maria do Rosário e este blogueiro durante a campanha eleitoral de 2008, em Porto Alegre. Créditos da foto: Cláudia Cardoso (Edição deste blog)

2 comentários:

Bernardo disse...

obrigado conterrâneo pela publicação!!!
santiago

ativista disse...

Da hora teu blog
parabéns.
Seguindo certo,me segue ai tbm.
http://www.hiphopface.org/
abçs
@Ativista2