28 julho 2011

UNASUL


Unasul realiza primeira reunião de Cúpula depois de criação formal

Chefes de Estado e de governo dos países membros da União Sul-Americana de Nações (Unasul) participam nesta quinta-feira (28) da primeira reunião de cúpula desde a entrada em vigor do tratado constitutivo do bloco, em março. Encontro acontece em Lima, depois da posse do novo presidente do Peru, Ollanta Humala. Em sua sexta viagem internacional, Dilma Rousseff participa da posse e da Unasul. Primeira viagem será retribuída nesta sexta-feira (29/07), com visita ao Brasil da presidenta argentina, Cristina Kirchner.

BRASÍLIA – Carta Maior - Da Redação - A União Sul-Americana de Nações (Unasul) realiza nesta quinta-feira (28/07) a primeira reunião de cúpula desde a criação formal do bloco, em março, com a entrada em vigor de seu tratado constitutivo. O encontro será em Lima, no Peru, onde estão chefes de Estado e de governo da região para a posse do novo presidente daquele país, Ollanta Humala. A presidente Dilma Rousseff participa das duas atividades (posse e cúpula da Unasul).

A cúpula deve aprovar uma agenda de trabalho para a Unasul e assistirá a um relato da secretária-geral, a colombiana María Emma Mejía, sobre os movimentos recentes dela, segundo informações da agência peruana de notícias Andina. Ao final do encontro, os presidentes devem divulgar uma declaração, já batizada de Declaração de Lima.

A Unasul é formada por 12 países e tem como objetivo promover a integração regional, política, econômica e social do continente. Até agora, dez países já aprovaram a adesão ao bloco em seus parlamentos nacionais. A constituição formal da entidade aconteceu automaticamente quando o ocorreu a aprovação pelo nono país, em março. O Brasil foi o décimo a fazê-lo, em julho, juntando-se a Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Colômbia e Paraguai ainda não aprovaram.

A ida de Dilma ao Peru é a sexta viagem internacional dela desde que assumiu a Presidência. Ele já esteve em todos os países do Mercosul (Argentina, em janeiro, Uruguai, em maio, e Paraguai, em junho), na China e em Portugal. A primeira das viagens será retribuída nesta sexta-feira (29/07), com uma visita da presidente Cristina Kirchner.

Durante a visita, será instalado um Conselho Empresarial Brasil-Argentina criado em janeiro, quando Dilma esteve em Buenos Aires. De lá para cá, os dois países tiveram alguns desentendimentos comerciais por conta de barreiras impostas primeiro pela Argentina e depois, como revide, pelo Brasil.

O objetivo do Conselho, segundo o ministério das Relações Exteriores, é aproximar os empresários de lado a lado para discutir temas como competitividade, desenvolvimento científico e tecnológico e inserção nos mercados internacionais.

Cristina também vai inaugurar uma nova embaixada da Argentina no Brasil. Além de Dilma, o ex-presidente Lula também vai comparecer à inauguração.

Nenhum comentário: