10 setembro 2011

BIENAL


ABERTA A 8ª BIENAL DO MERCOSUL

Bienal é orgulho do Rio Grande do Sul, afirma o Governador Tarso Genro

Porto Alegre/RS - Durante a cerimônia oficial de abertura da 8ª Edição da Bienal do Mercosul nesta sexta-feira (09), no Cais do Porto da Capital, o governador Tarso Genro afirmou que o evento é motivo de orgulho para gaúchos e artistas. Sob o título "Ensaios de Geopoética, territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística", a Bienal estará em cartaz de 10 de setembro a 15 de novembro.
Acompanhado do prefeito José Fortunati e de autoridades municipais e estaduais, o governador disse que o trabalho das edições anteriores catapultou a Bienal a referência mundial. "O Estado tem um enorme orgulho de ter mais este documento de apresentação ao mundo. A arte é um processo de constituição da autoconsciência", avaliou. Além de elogiar os organizadores, Tarso salientou que os participantes estão orgulhosos desse impulso civilizatório. "Isso nos coloca no mínimo como um dos espaços culturais privilegiados". (...)
O evento reúne 105 artistas de 31 países que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais.
O projeto curatorial está composto por sete grandes ações, abordadas por meio de estratégias expositivas e ativadoras: Casa M, Cadernos de Viagem, Continentes, Além Fronteiras, Cidade Não Vista, Geopoéticas e uma exposição do artista homenageado Eugenio Dittborn.
Os espaços expositivos que irão receber as mostras da Bienal são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) e diversos espaços da Capital e de outras cidades do RS. (por Felipe Samuel, do Portal do Gov. do RS). http://www.estado.rs.gov.br/

-Edição deste blog

Nenhum comentário: