23 setembro 2011

Palestina Livre!


‘Temos um objetivo: Existir. E existiremos’

Carta Capital - Em um dos momentos mais aguardados da 66ª Assembléia Geral da ONU, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, pediu em um discurso de 35 minutos que a Palestina seja aceita como o 194º membro pleno das Nações Unidas. Enquanto isso, imagens da rede de televisão britânica BBC mostravam ruas lotadas de Ramallah, capital da Cisjordânia, diversas bandeiras palestinas e a comoção popular.
Pela manhã, Abbas entregou ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, um pedido escrito para o reconhecimento do Estado Palestino com as fronteiras pré-1967, antes da Guerra dos Seis Dias. No conflito, Israel ocupou Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, Jerusalém Oriental e as Colinas de Golã. (...)
No discurso, que foi interrompido diversas vezes por aplausos dos presentes na Assembleia, o líder palestino disse que há um ano havia esperanças de um acordo de paz. Porém, o mesmo falhou apenas uma semana após o seu início, por culpa da construção de assentamentos israelenses em solo paletino, segundo Abbas. “A política de ocupação colonial de Israel e seus assentamentos  destruirão as chances de uma solução com dois Estados.” (...)
-Leia mais Clicando Aqui

Nenhum comentário: