20 outubro 2011

Muamar Kadafi


Presidente Kadafi foi capturado e morto, diz 'conselho de transição' líbio

O CNT (Conselho Nacional de Transição) afirmou nesta quinta-feira (20/10) que o presidente líbio, Muamar Kadafi, foi capturado esta manhã e morto. De acordo com informações preliminares, ele estava com as duas pernas feridas. Kadafi foi atingido por tiros nas pernas ao tentar escapar da captura, segundo integrantes da oposição.

Kadafi estava desaparecido desde que o CNT assumiu o comando da capital, Trípoli, e das principais cidades líbias. Informações iniciais indicam que o presidente estava escondido no deserto, na área de fronteira da Líbia com o Níger. A mulher de Kadafi e três de seis filhos pediram abrigo ao governo do Níger. 

Por meio de mensagens de áudio, enviadas a uma emissora síria, Kadafi mantinha contato com a população líbia. Nas últimas gravações, ele disse que resistiria à pressão “até o final” e pediu que os líbios fiéis a ele fizessem o mesmo. Kadafi informou ainda que não deixaria a Líbia.

*Com informações do Opera Mundi, da Agência Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.  


***
OTAN ASSASSINA MUAMAR KADAFI
 
Muammar Kadhafi, que governou a Líbia desde 1969, quando um golpe de Estado pôs fim ao período monárquico do Rei Idris, foi assassinado nesta quinta-feira, quando os mercenários da OTAN lutavam para tomar o controle de Sirte, a cidade natal de Kadhafi. O ex-líder estava escondido em um buraco de uma casa da cidade, e teria sido baledo em diversas partes do corpo.

A batalha por Sirte era vista como um derradeiro estágio na tomada da Líbia. A cidade assistira nos últimos dias ao recrudescimento dos combates com as forças leais a Kadhafi. O confronto em Sirte se seguiu à queda da cidade de Beni Walid, outro reduto do antigo regime, para os mercenários da OTAN, na última semana.

As circunstâncias da morte do coronel, pelo menos de acordo com as informações disponíveis até o momento, abrem espaço para a especulação acerca de uma possível execução do líder.

*Via http://esquerdopata.blogspot.com


(Atualizada às 13,27 h de 20/10/2011)

Nenhum comentário: