03 setembro 2013

MAIS MÉDICOS NO RS

Governador recebe médicos formados no exterior



Porto Alegre/RS - Uma recepção calorosa, com coquetel e música, marcou a apresentação dos 44 médicos estrangeiros inscritos no Programa Mais Médicos - do Governo Federal - que estão no Rio Grande do Sul. Do total, 39 vão trabalhar no Estado e cinco em Santa Catarina. Recebido nesta segunda-feira (2) pelo governador Tarso Genro, secretários e deputados da base aliada, no Salão Alberto Pasqualini, do Palácio Piratini, o grupo reforçará, num primeiro momento, as equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 21 municípios gaúchos. 

Acompanhado do secretário da Saúde, Ciro Simoni, o governador afirmou que os incidentes registrados em Fortaleza (CE) na última semana - quando médicos cubanos foram vaiados no aeroporto - não devem se repetir em outros estados. "Aqui eles serão muito bem recebidos. Tenho certeza de que a ampla maioria dos médicos do Rio Grande do Sul também vai recebê-los com respeito, com carinho e atenção, porque eles não estão tirando o lugar de trabalho de ninguém. Estão ocupando os espaços que não foram desejados por médicos do nosso país", disse Tarso. 

Para o governador, a recepção no Palácio Piratini simboliza o respeito aos profissionais. "Algumas pessoas vêm de tão longe para a trabalhar no SUS do nosso pais, para ajudar nos projetos dos nossos governos", frisou. 

Durante a recepção aos médicos - a maioria formado na Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba -, Ciro Simoni ressaltou o trabalho de atenção básica desenvolvido no Estado, especialmente a Estratégia de Saúde da Família (ESF). O secretário garantiu que o RS ampliou os serviços no setor. "Nosso projeto é chegar a 70% de abrangência na atenção básica e isso só pode ser atingido se nós tivermos mais profissionais à disposição", disse. 

Apesar de reconhecer que a chegada de profissionais do exterior não resolve os problemas da área no país, Simoni garantiu que eles serão aproveitados nas equipes da ESF. Até o final do ano, pelo menos 119 médicos devem reforçar os municípios. "A falha na atenção básica é responsável pela ampliação da necessidade de vagas e hospitais. Quanto mais atenção básica tivermos, quanto mais o paciente ou usuário for tratado antes da doença, menos pessoas serão dirigidas aos hospitais", afirmou. 

Estrangeiro 
Casado com uma brasileira, o palestino Tareq Abuiyada escolheu o município de Esteio, na Região Metropolitana, para começar a trabalhar no país. Aos 34 anos, Tareq reconhece o desafio da sua tarefa, mas afirma que a ideia é ajudar a melhorar o atendimento na saúde. "Temos sido criticados por alguns colegas, mas temos muita aceitação do povo. Estou seguro que quando nossos colegas brasileiros perceberem que o Programa (Mais Médicos) vai dar certo, que vai ajudar o seu povo, eles vão nos apoiar". 

Os médicos vão reforçar as seguintes cidades: Bagé, Viamão, Porto Alegre, Quarai, Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Torres, São José do Norte, Tramandaí, Parobé, Garibaldi, Itaqui, Novo Hamburgo, Esteio, São Borja, Eldorado do Sul, Pelotas, Lajeado do Bugre, Flores da Cunha e Rio Grande. 

Homenagem 
Primeira criança nascida em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Marcos Tiaraju Correa da Silva foi homenageado pelo governador. Formado em Medicina pela Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba, Marcos destacou a importância do curso. "Desde o ano passado, graças à ótima formação que eu recebi em Cuba, pude chegar aqui no Brasil e enfrentar o exame de revalidação do diploma (Revalida) e aprovei na primeira tentativa", relatou.

Aos 27 anos, Marcos trabalha desde abril na atenção primária de saúde no município de Nova Santa Rita. Ao ser citado pelo governador, o médico lembrou da infância pobre e da perda da mãe: "Depois de ter nascido debaixo de uma lona preta, ter perdido minha mãe num conflito agrário, ter nascido da pobreza e da contradição desse país, poder ter me tornado médico e ser reconhecido agora publicamente é um momento de alegria". 

*Texto: Felipe Bornes Samuel - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini 
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 -  Grifos deste Blog - http://www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário: