04 maio 2019

Coluna C&A



Coluna Crítica & Autocrítica - nº 159

Por Júlio Garcia**

*Dia Internacional dos Trabalhadores – No Brasil, em centenas de cidades, os trabalhadores, através de suas lideranças unificadas (CUT e demais centrais sindicais) realizaram Atos pelo transcurso da data alusiva a luta e conscientização dos trabalhadores, ocorrida nesta quarta-feira. Diferentemente do que ocorreu em Santiago e em algumas cidades da região, os trabalhadores e suas lideranças conscientes e combativas não fizeram “festas” nem “almoços de confraternização” entre patrões e empregados, falsificando o sentido da data histórica. O 1º de Maio, é sabido, não se presta para isso, pois é “Dia de Luta e Luto dos Trabalhadores”, que aproveitam para mobilizarem-se, organizar e fortalecer suas fileiras, refletir sobre suas conquistas, reveses e sobre a conjuntura - e projetar suas ações visando o enfrentamento aos ataques que vem sofrendo dos governos conservadores/reacionários (nas suas várias esferas) e da classe patronal.
...

*Em vários países não foi diferente, mas com um destaque especial: segundo registrou o site Brasil247, “em um fenômeno internacional sem precedentes, o ex-presidente Lula, preso político há mais de um ano no Brasil, foi lembrado no mundo inteiro nas manifestações do Primeiro de Maio; Munique, Copenhage, Bruxelas, Lisboa, Estocolmo, Walvis Bay, Berlim, Genebra, Madrid, Cidade do México, Sttutgart, Paris, todas essa cidades pediram por Lula Livre com o gesto dos dedos formando a letra L protagonizando as imagens divulgadas pelas redes sociais e agências internacionais; cartazes, faixas e palavras de ordem mostraram que a campanha Lula Livre se integrou ao Primeiro de Maio mundial.”
...

*Conforme colocamos na Coluna anterior, tendo em vista a intervenção na atual conjuntura e as eleições municipais de 2020, o Partido dos Trabalhadores de Santiago está priorizando atividades de Formação Política, fortalecimento e mobilização que se darão a partir da realização de uma série de “Caravanas de Reuniões e Debates com a Comunidade” (nos bairros e distritos do município), intercalando com as reuniões de sua Executiva Municipal. A primeira ‘Caravana’ acontecerá [aconteceu] nesta sexta-feira, 18,30h, no Bairro Irmã Dulce (antiga Vila Pedreira).

*Já foi suficientemente informado também que os petistas não descartam, ainda, o lançamento de uma candidatura própria, mas assinalam que o partido “está aberto ao diálogo” com todas as forças que se situam no “campo democrático e popular” e que queiram construir “uma real alternativa” à continuidade do conservadorismo/clientelismo (representado pelo PP e aliados) que se cristalizou ao longo dos anos no município de Santiago.

*Se haverá - ou não - unidade dos setores de centro-esquerda local (e verdadeiramente progressistas) nos embates eleitorais do ano vindouro, ainda é cedo para saber. O PT já colocou sua posição. Com a palavra, agora, os representantes dos demais setores da “oposição” ao conservadorismo/continuísmo local...
...

*Importante salientar que o Partido dos Trabalhadores é crítico aos dito ‘progressistas’ locais (PP, na verdade, conservadores) não de hoje, mas desde sempre; o PT nunca tergiversou, nunca negociou e não negocia sua condição de oposição crítica e construtiva; pelo contrário, fez e continua fazendo oposição forte (pela esquerda) e corajosa aos governos do PP e seus aliados, mesmo agora sem ter representação na Câmara de Vereadores (e o fará de forma cada vez mais crescente e responsável, pautando-se pela política,  sem pessoalizar, como é de seu feitio, com ou sem aliados – mas "preferencialmente com”). -Quem viver, verá...
...

**Júlio César Schmitt Garcia é Advogado, Pós-Graduado em Direito do Estado, Consultor, Poeta e Midioativista. Foi um dos fundadores do PT e da CUT. - Publicado originalmente no Jornal A Folha (do qual é Colunista) em 03/05/2019.

Nenhum comentário: