17 novembro 2022

O Brasil voltou: Lula na COP27 retoma o protagonismo do Brasil na governança global

Fórum ouviu especialistas em relações internacionais e meio ambiente sobre a participação de Lula na Conferência Climática e a avaliação é unânime: Brasil se livra do obscurantismo diplomático deixado por Bolsonaro e deve voltar a ter papel de destaque no mundo


Considerado "exuberante" pelo jornal The New York Times, o discurso feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Clima, a COP 27, realizada no Egito, foi marcado, principalmente, pela frase "O Brasil está de volta".

"Quero dizer que o Brasil está de volta. Está de volta para reatar os laços com o mundo e ajudar novamente a combater a fome (...)  Voltamos para ajudar a construir uma ordem mundial pacífica, assentada no diálogo, no multilateralismo e na multipolaridade. Voltamos para propor uma nova governança global", declarou o ex-líder sindical que se prepara para governar o Brasil pela terceira vez a partir de janeiro de 2023. 

Em sua fala, Lula se comprometeu a não medir esforços para zerar o desmatamento no Brasil até 2030 e fez questão de dizer, por mais de uma vez, que a luta contra o aquecimento global e as mudanças climáticas está diretamente associada ao combate à pobreza e à fome. O presidente eleito ainda foi além, ultrapassando a questão ambiental e propondo uma reforma no Conselho de Segurança da ONU para a construção de uma nova "governança pacífica global". (...)

CLIQUE AQUI para continuar lendo a postagem do jornalista Ivan Longo na Revista Fórum.

Nenhum comentário: