No último sábado, 26/11/2022, conforme estava programado e divulgado em algumas redes sociais, principalmente, ocorreu a 1° Parada da Diversidade em Santiago.
O Evento, inédito na cidade, contou com a participação massiva da comunidade LGBTQIAP+ que deu um show de alegria, liberdade e entusiasmo. (fotos)
Em que pese as dificuldades materiais para a organização da Parada - segundo os(as) organizadores(as), o Executivo Municipal, comandado pelo PP, mesmo demandado que foi, não demonstrou ‘boa vontade’ com a realização desse importante e democrático evento no centro da cidade, dificultando até mesmo a cedência de energia elétrica para que o sistema de som fosse ligado, dentre outras questões -, a mesma foi um sucesso.
O Centro de Santiago, durante a tarde/noite de sábado, foi tomado pelas cores da diversidade, promovida, dentre outros(as), pela Tabaca Lounge Bar, The Gurias Street Food, e contou com apoio também de movimentos sociais e setores de partidos políticos de esquerda e democráticos da cidade, do Coletivo Sobre Elas, dos núcleos da UBM, do Grupo Mulheres do Brasil e do IPAD - Seja Democracia. Estiveram presentes, manifestando seu apoio aos participantes, também a vereadora Lins Robalo (PT/São Borja), a vereadora Eva Müller (MDB/Santiago), os ex-vereadores Antônio Bueno e Iara Castiel (ambos do PT/Santiago), a Advogada Josieli Lamana Miorin (do Coletivo Sobre Elas*, vide vídeo abaixo), dentre outras lideranças.
Na oportunidade, também foram arrecadados dezenas de quilos de alimentos não perecíveis e de ração para animais, que serão posteriormente distribuídos às famílias necessitadas e para cuidadores(as) de animais abandonados.
Segundo a organização da 1ª Parada, a comunidade LGBTQIAP+, dentre outras atividades, já está articulando a preparação da 2ª Parada, que deve ser realizada no ano vindouro, igualmente no centro da cidade de Santiago/RS.
...
*Clique Aqui para assistir ao vídeo com o pronunciamento da Advogada Josieli Miorin. - Para ver as fotos da fotógrafa Gabriela Misievcz, Clique Aqui.
**Via Blog O Boqueirão Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário