29 março 2010

Abandono...





PT cobra de Fogaça o abandono de Porto Alegre

A Direção do Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre divulgou no dia de hoje, após reunião conjunta realizada com a Executiva Estadual do PT, Nota Oficial onde questiona severamente os resultados da atual administração municipal que, nos últimos 5 anos, foi comandada pelo prefeito José Fogaça (PMDB), que hoje renuncia ao mandato. Na avaliação da legenda, o saldo do balanço é extremamente negativo. Leia abaixo os principais pontos da Nota assinada pelo Presidente do PT da capital, vereador Adeli Sell:

Investimentos: "Os investimentos do Executivo diminuíram e os serviços municipais pioraram expressivamente. Temos uma cidade mais suja, com praças e áreas verdes mal cuidadas. As ruas estão tomadas de buracos e sujeira. Sem falar no trânsito, que está caótico, e nas calçadas quebradas, que em nada garantem a acessibilidade universal garantida a todos os porto-alegrenses. Importa remarcar que não houve, ao longo dessa administração, nenhuma grande obra viária para lidar com nosso conturbado trânsito. A propósito, nossa Capital não afundou ao descalabro administrativo do governo Fogaça por conta das ações do governo do Presidente Lula, que investiu mais de R$ 4,22 bilhões de recursos no município, de 2003 até os dias de hoje. Na verdade, o prefeito Fogaça foi pródigo em perder oportunidades, e deixou de captar para a Capital importantes recursos públicos federais como os programas destinados às áreas de saúde e de assistência social. ".

Corrupção: "Lamentamos, na mesma medida em que avaliamos a inepta performance administrativa do prefeito Fogaça, que a corrupção e os desvios de recursos públicos tenham sido freqüentes nessa administração. Tanto o Ministério Público Federal quanto o Ministério Público Estadual acolheram denúncias e representações contra o prefeito por improbidade administrativa, em virtude dos desvios de R$ 9,6 milhões do Programa Saúde da Família. Sem falar nas suspeitas de fraude nos editais do Programa Sócio Ambiental, em que agentes públicos da confiança do prefeito estão envolvidos e sendo investigados. O fantasma da corrupção ronda o governo Fogaça!"

Abandono: "Frente ao abandono do atual prefeito da cidade, José Fogaça, - que deixa o cargo para disputar o governo do Estado - ficou decidido que a sigla irá cobrar o abandono desses serviços. Sabemos que é um direito constitucional do prefeito abandonar a prefeitura, mas também é um direito do cidadão exigir melhorias para o município. Pois é a vontade popular que, em uma democracia, premia ou sanciona os seus governantes e representantes ".

Cobrança: "Estamos inconformados com esta situação. Vamos continuar cobrando da administração os serviços básicos, debitando este abandono na conta do prefeito que sai, na expectativa de que o novo gestor José Fortunati (PDT) resolva as questões básicas da população de Porto Alegre", afirma o presidente municipal do PT, vereador Adeli Sell. Ele acrescenta ainda que se "não fossem os investimentos de mais de 4 bilhões de reais do governo federal, a situação de Porto Alegre estaria muito pior depois desses 5 anos de governo Fogaça".

*Com Tatiana Feldens, da Asscom - PTPOA

(Atualizado às 22,27 h do dia 29/03/2010)

Nenhum comentário: