05 setembro 2008

Crítica & Autocrítica nº 42














* A campanha eleitoral encaminha-se para a 'reta final' (do 1º turno nas cidades com mais de 200 mil eleitores). Os partidos e seus respectivos candidatos, assim como os 'militantes' (cada vez mais raros) e os 'cabos-eleitorais (cada vez mais numerosos) empenham-se em conquistar os eleitores, principalmente aqueles que ainda estão 'indecisos' (?!!), e que constituem um grande contingente. Triste sinal dos tempos.

* Nessa guerra eleitoral, valem todas as armas, todos os argumentos, lícitos e ilícitos. A começar pelas famigeradas 'pesquisas de opinião', normalmente tendenciosas, com raríssimas exceções. Sob as barbas da Justiça Eleitoral...

* A continuar como está, lamento constatar que, na maioria dos lugares, essa será uma campanha onde perderá o sonho e a emoção - e o vitorioso será o velho pragmatismo oportunista. Lamentável.

* Tentando fugir dessa regra, em Porto Alegre representantes de rádios comunitárias, blogueiros e artistas gráficos estiveram reunidos recentemente com a candidata da Frente Popular, deputada Maria do Rosário. Foi-lhe entregue uma Carta salientando a importância da mídia alternativa no processo de democratização da comunicação, uma vez que, através dos variados meios de comunicação, circula informação de qualidade e credibilidade, caracterizada, principalmente, pela regionalidade de seus conteúdos. Os representantes da mídia alternativa também propõe, nessa Carta, sugestões para uma política de comunicação à futura prefeita de Porto Alegre, que dê conta da participação direta da comunidade porto-alegrense na comunicação, crie uma política de fomento voltado à mídia alternativa e proponha a educação para a leitura crítica da mídia nas escolas municipais.

*Na foto acima, da esquerda para a direita, o santiaguense Neltair Rebés Abreu (o consagrado chargista 'Santiago'), a deputada Maria do Rosário e este blogueiro, durante o encontro do Mídia Livre realizado no Café Apllause, no shopping Olaria, em Porto Alegre.

* Integrantes do Movimento Mídia Livre também estarão encaminhando em breve documento similar a outros candidatos do campo popular e democrático. Júlio Prates (Santiago), Stela Farias (Alvorada) e Jairo Jorge (Canoas) já estão sendo agendados pelos militantes midiáticos. (...)

* E por falar em pesquisa, a realizada pela revista Fato e divulgada na imprensa gaúcha no final de semana passada sobre a tendência das eleições em Canoas (município mais populoso da Região Metropolitana de Porto Alegre) apresenta os seguintes resultados: o atual vice-prefeito Jurandir Maciel (PTB/DEM/PRB/PMN) e o jornalista Jairo Jorge (PT/PP/PSB/PPS/PC do B/PR) estão empatados tecnicamente e encaminham-se para o segundo turno, deixando para trás o candidato da situação, Nedy Vargas (PMDB/PSDB/PDT/PV/PSC/PHS/PT do B/PSDC/PSL), apoiado pelo atual prefeito Marcos Ronchetti (PSDB) e pelo seretário de governo Chico Fraga (envolvido até a medula com o escândalo do Detran). Em quarto lugar vem Paulo Sérgio, do Psol. Segundo a pesquisa, Jurandir Maciel e Jairo Jorge (foto acima) estão empatados na simulação espontânea, com 19%.

* A mesma pesquisa revela que em Canoas os índices de apoio ao governo do Presidente Lula superam os 50% entre bom e ótimo, sendo apenas 14,8% de ruim e péssimo no município. Já a governadora Yeda Crusius tem apenas 17,7% de bom e ótimo e 41,8% de ruim e péssimo.

* Em Porto Alegre, existem pesquisas para todos os gostos. As últimas que sairam têm dado a liderança para o atual prefeito José Fogaça (PMDB/PDT...), seguido pela deputada Maria do Rosário (Frente Popular) e por Manuela Dávila (PC do B e PPS), praticamente empatadas tecnicamente no segundo lugar. No entanto, Fogaça é também o campeão em rejeição, o que o deixa na incômoda posição de, caso consiga ir para o segundo turno, perder tanto para Rosário quanto para Manuela. E, por último, segurando a lanterna, aparece o candidato da governadora Yeda, Marchezan Júnior (PSDB), também empatado tecnicamente com Vera Guasso, do PSTU.

* A coluna 'andou devagar' nas últimas semanas devido aos compromissos de trabalho do seu titular, ao tempo dedicado à faculdade, ao (pequeno) espaço reservado à campanha, ao condomínio (onde resido e exerço as funções de Síndico) e, também, ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que estou atualmente realizando (Direito/UniRitter).

* A propósito do TCC, discorro sobre 'O Impacto Ambiental Gerado pela Silvicultura na Metade Sul do Estado do RS', um tema novo e bastante polêmico, onde conto com a competente orientação do professor Paulo Régis Rosa da Silva, um dos maiores especialistas brasileiros em Direito Ambiental.

* Dias atrás tive o prazer de conversar longamente com o meu amigo e companheiro Flávio Koutzii. Foi uma longa e profícua conversa realizada em seu apartamento, no Bom Fim, entre dois velhos companheiros e amigos que continuam tendo enormes afinidades e, também, não menos preocupações em comum: sobre a conjuntura política brasileira e mundial, sobre o futuro do Partido dos Trabalhadores, sobre as atuais eleições e seus desdobramentos. Uma nova conversa entre nós ficou de ser agendada para os próximos dias.

* O ex-deputado Flávio Koutzii (PT/RS), após ter encerrado um longo e singular período de quatro mandatos consecutivos na Assembléia Legislativa gaúcha, onde destacou-se por sua inegável liderança, competência, combatividade e, sobretudo, pela ética (elogiado inclusive por seus adversários), teve uma rápida passagem pela Secretaria de Relações Internacionais do PT Nacional e hoje desempenha a função de Assessor Especial da Presidência do Tribunal de Justiça do RS (TJ).

* Também nos próximos dias estarei visitando Santiago, minha terra natal, atendendo ao gentil convite do meu amigo e companheiro Júlio Prates, candidato à prefeito pelo PT. Segundo ele informou-me, uma agenda está sendo montada e eu, como sempre faço ao longo de todas as eleições travadas em Santiago desde o surgimento do PT, em 1980, lá estarei dando minha modesta contribuição à campanha petista, especialmente à nossa chapa majoritária, muito bem representada pelo Júlio Prates e pela Vívian Dias, nossa jovem candidata à vice-prefeita. Em Santiago, o PT combate sozinho, enfrentando três coligações dos partidos tradicionais da direita. (Por Júlio Garcia, especial para o blog 'O Boqueirão').

** Crítica & Autocrítica : coluna que escrevo regularmente para o Blog O Boqueirão

Nenhum comentário: