13 janeiro 2009

Debate surrealista



DEBATE SURREALISTA NA EDUCAÇÃO GAÚCHA - Saiu no sítio PTSul: Nos últimos dias, a população gaúcha convive com um debate surrealista, instalado a partir das reiteradas ameaças da titular da pasta da Educação, Mariza Abreu, de abandonar o posto alegando falta de apoio às “ mudanças” que pretende implantar no setor e, em especial, no Plano de Carreira do Magistério. Na opinião do líder da bancada do PT, deputado Raul Pont, tanto a secretária quanto a governadora Yeda Crusius antecipam o julgamento de um projeto que a sociedade desconhece e que sequer foi enviado à Assembleia Legislativa. “Há uma disputa surda e chantagista entre a secretária e a governadora que mais parece uma tentativa de obter carta branca para implementar qualquer tipo de alteração sem que todos os setores da sociedade sejam consultados”, analisa.

A secretária tem afirmado que abandonará o cargo se não obtiver apoio do parlamento para estabelecer alterações no Plano de Carreira do Magistério. No entanto, os detalhes sobre a proposta jamais foram divulgados. “Existe apenas uma conversa, desde o início do governo, de que o projeto seria enviado. Então, a secretária não pode acusar ninguém de antemão, sem que saibamos o que ela pretende fazer”, pondera o deputado.

Trata-se, na opinião de Pont, de um comportamento autoritário, porque as notícias na imprensa dão a idéia de que Mariza Abreu é o parâmetro e a medida de todas as coisas. “Esta discussão está correndo à revelia da sociedade gaúcha, da comunidade escolar e dos deputados e a secretária julga, de antemão, que o que ela pretende fazer é ótimo”, avalia. “Ela precisa, democraticamente, abrir o projeto e o debate e abandonar o jogo da chantagem”, sugere. (Por Denise Ritter, do sítio PTSul)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Julio!!
Na verdade eles não sabem o que é "opinião pública" e não querem saber a opinião de ninguém a opinião que conta é a dos "COLONISTAS" do PIG e do PRBS. Esta secretária é fascista e autoritária. É a cara deste desgoverno guasca.