02 janeiro 2009

Novos rumos para Canoas






Canoas já tem novo prefeito

* Durante a tarde e início da noite de ontem (sem dúvida, um dia que ficará registrado de forma indelével na história do município de Canoas) estive prestigiando a posse dos novos vereadores e assistindo a eleição da nova Mesa da Câmara, para cuja presidência foi eleito o companheiro vereador Nelsinho Metalúrgico (PT). Tive também o prazer de assistir a posse do novo prefeito, companheiro Jairo Jorge (PT) e de sua vice, Beth Colombo (PP). Nas palavras do novo prefeito, são estas as prioridades e os compromissos do governo que ora inicia: “Honestidade, o compromisso contra corrupção; competência, organização dos serviços públicos; Humildade, ampliar o diálogo social e participação da comunidade; limpeza, de ruas e praças; progresso, incentivo especial para atrair novos investimentos".
Segundo Jairo Jorge (foto acima), começa agora uma nova etapa na história de Canoas: “É hora de transformar idéias em ações. A missão do novo governo é o desenvolvimento político e resgatar a identidade e auto-estima dos canoenses. Nossa administração será embasada em honestidade, competência e humildade”. "Construiremos o futuro da cidade e a cidade do futuro".

***

* Através das novas lideranças que assumiram ontem os destinos do nosso município, cujos eleitores, por maioria, apostaram nas mudanças tão necessárias e almejadas, a começar pelo fim do longo processo de corrupção que infelicitou e envergonhou a cidade nos últimos anos, não temos dúvida de que Canoas começa realmente a perseguir 'outros rumos', onde deve imperar, de forma plena, a democracia, a ética, o pluralismo, a inversão de prioridades, a transparência e a efetiva participação popular.

***

* A seguir, a correta cobertura produzida pelo jornal 'O Timoneiro', que o blog reproduz para o conhecimento dos seus prezados leitores.
(Júlio Garcia)

"Com lotação máxima do plenário da Câmara de Vereadores, o prefeito Jairo Jorge (PT), a vice Beth Colombo (PP), e mais os 15 vereadores tomaram posse de seus mandatos. A sessão que iniciou com mais de uma hora de atraso, teve a eleição do novo presidente da Casa, o vereador Nelsinho Metalúrgico (PT) e dos integrantes da Mesa Diretora, composta por César Mossini (PMDB), vice-presidente; Dário Oliveira (PDT), 2º vice-presidente; Ivo Fiorotti (PT), 1º secretário e; Pateta (PMDB), 2º secretário.
Às 18h30min Jairo Jorge fez o juramento de posse como novo prefeito de Canoas. Em seu discurso, na Câmara, o petista recordou o passado de militância e o sonho de comandar a cidade. “Há 20 anos, em 1º de janeiro de 1989, como vereador eleito, abri a sessão de posse com desafio de escrever a nova constituição da nossa cidade. Hoje, 1º de janeiro de 2009, assumo aqui o compromisso de defender e cumprir a Lei Orgânica do Município. Serei o prefeito de todos os canoenses”, disse. Estiveram presentes os deputados federais petistas Marco Maia, Adão Preto e Maria do Rosário, o secretário estadual de Obras, Coffy Rodrigues, além de diversos líderes e representantes políticos.
Em seus agradecimentos, o prefeito fez uma deferência especial ao ex-deputado federal Jorge Uequed, que segundo ele, “é um Dom Quixote e paladino da ética na política. Há oito anos ele luta por essa mudança”, afirmou.

Primeiros atos

Jairo falou sobre seu primeiro Projeto de Lei (PL ) que enviará à Câmara, o PL 001/09, tratará do redesenho administrativo e organizacional da prefeitura. Serão criadas duas secretarias e haverá redução dos Cargos em Confiança e Funções Gratificadas. Além disso, o prazo para pagamento do IPTU com desconto de 26% será prorrogado até 30 de janeiro. Ainda dentro deste PL, será proposta a extinção da Fundação Cultural de Canoas (FCC) e a criação do Instituto Canoas XXI. A assessoria do prefeito informou que a FCC deverá será absorvida pela Secretaria da Cultura".

*Com o sítio de 'O Timoneiro' http://www.otimoneiro.com.br/

Nenhum comentário: