02 dezembro 2009

PT/Porto Alegre










Adeli Sell: garra, coerência e lucidez na presidência do PT portoalegrense

No próximo domingo, 6 de dezembro, ocorre o segundo turno das eleições internas do Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre (PED- Processo de Eleições Diretas). Na oportunidade, os vereadores Adeli Sell e Carlos Todeschini estarão disputando qual dos dois será o presidente da sigla pelos próximos três anos na capital dos gaúchos.

Com todo o respeito que tenho pelo companheiro Todeschini, se eu votasse na capital neste domingo (meu atual domicílio eleitoral é em Canoas), meu voto seria para o companheiro Adeli Sell.

O motivo é facilmente explicável: conheço o Adeli Sell há mais de trinta anos. Juntos, combatemos (ainda durante os nada saudosos 'anos de chumbo') pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, pela redemocratização do Brasil, pelas Diretas Já, pelos direitos sonegados aos trabalhadores e à juventude, pelo Socialismo.

Estivemos lado-a-lado na clandestinidade, nas greves, no movimento estudantil e sindical, nas passeatas e no enfrentamento com o aparato repressivo da ditadura militar.

Estivemos juntos na fundação e no trabalho buscando a legalização e a organização do PT, na capital (quando integrei a primeira Executiva da 1ª Zonal do partido) e em dezenas de municípios do interior gaúcho. Naqueles tempos não era nada fácil ser petista.

Fizemos 'dobrada' nas eleições de 1990 (praticamente sem recursos, com nossa 'cara & coragem'), ele candidato à deputado estadual, eu à federal.

Aprendi, ao longo do tempo, a admirá-lo e a respeitá-lo cada vez mais e, mesmo que em alguns momentos tenhamos tido nossas divergências táticas dentro do partido (bem menores, à bem da verdade, do que nossas convergências), nossa amizade manteve-se firme, fortaleceu-se, nunca foi arranhada. O Adeli também não é só companheiro nas horas boas; é solidário, amigo e companheiro sobretudo nas horas difíceis. Isso faz a diferença.

Então, não poderia ser diferente: neste momento decisivo que vive o Partido dos Trabalhadores (no Estado, no País e na capital dos gaúchos), sedento de renovação e de redefinição de caminhos, manifesto meu apoio irrestrito, solidário e militante ao bravo amigo e companheiro Adeli Sell nessa caminhada pela - urgente e necessária - reoxigenação e democratização do PT.

Sua história de lutas, coerência, combatividade e lucidez o qualificam para assumir e enfrentar os desafios inerentes à essa enorme responsabilidade partidária.

O PT portoalegrense precisa - e vai ter - Adeli Sell como seu presidente! (Júlio Garcia)

2 comentários:

Valeriobrl disse...

Adeli Presidente!!
Tamben aproveito desse espaço para lembrar :

Porto Alegre,9 Dezembro h.18 rua Araujo (ABI)

Junto apoiando o MST!!

http://www.flickr.com/photos/valeriobr/4153708071/sizes/o/

Rodney Torres disse...

Companheiro Júlio, compartilho do teu pensamento e penso que para colocar o PT de POA "na linha", sem sectarismos e sendo aberto a tod@s, somente o Adeli tem condições para isso. Além do mais, ele não será candidato em 2010. O que implica dizer que se dedicará integralmente ao partido e a eleição de Dilma e Tarso.
Um abraço fraterno