17 abril 2010

Dilma no RS











Dilma participa de plenária com Movimentos Sociais

Porto Alegre/RS - Ao discursar por mais de meia hora durante o primeiro ato de apoio a sua candidatura à Presidência da República em solo gaúcho, a ex-ministra Dilma Rousseff exaltou os feitos do governo federal liderado pelo Presidente Lula, como o Programa Luz para Todos, o Prouni, a política externa soberana e independente, a redução de IPI para a linha branca, a geração de emprego e renda para milhões de brasileiros e o Programa Minha Casa, Minha Vida.

A plenária organizada pelo PT gaúcho com movimentos sociais, centrais sindicais e partidos políticos da base aliada de Lula ocorreu na manhã deste sábado (17.04), no Colégio Rosário. Mais de mil militantes compareceram ao salão de atos munidos de muito entusiasmo, disposição de luta, camisetas e bandeiras da Centrais Sindicais, PT e PC do B.

Dilma discursou também para representantes dos agricultores, do movimento negro, dos estudantes, dos sem-teto, da CUT e demais centrais sindicais. Entre os políticos presentes, estavam o ex-ministro da Justiça Tarso Genro, candidato a governador no Estado, deputados federais e estaduais do PT, PDT e PC do B, prefeitos, vereadores e o senador Paulo Paim (PT/RS).

Ao lado do ex-governador Olívio Dutra, ela relembrou sua trajetória política, iniciada aqui no Rio Grande do Sul. Dilma foi secretária de Olívio durante o governo da Frente Popular (1999/2002). "Tenho dois Estados nos quais eu me criei e me formei: um é Minas e outro é o Rio Grande do Sul", afirmou a ex-ministra. Dilma emocionou-se várias vezes, principalmente ao lembrar o período dos 'anos de chumbo' da ditadura militar (onde foi presa e barbaramente torturada) e da necessidade dos resistentes de burlar os torturadores para salvar a vida dos companheiros. 'Muito diferente dos tempos atuais em nosso país, onde agora vivemos uma plena democracia', enfatizou.

Geração de Empregos

Dilma Roussef iniciou roteiro de compromissos no Rio Grande do Sul na quinta-feira (15) falando para mais de 130 empresários na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul ao meio-dia. A ex-ministra chefe da Casa Civil focou seu discurso na economia a comparou os governos Lula e FHC:

— Em 2003, as duas palavras principais no país eram estagnação e desigualdade. São palavras que comprometiam nossos sonhos, porque parecia que nunca chegaria a vez do nosso país — disse. Ela também ressaltou que o número de empregos com carteira assinada no mês de março representou um recorde histórico: 266.415 mil vagas.

*Com a Asscom - Assessoria de Imprensa do PT-POA e sítio do PT/RS

**Foto: Blog do Adeli

(Edição e grifos deste blog)

Nenhum comentário: