02 agosto 2010

Paulo Ferreira 1351 - PT/RS












Milhares lotam o Espaço Pepsi on Stage no lançamento de Ferreira para Deputado Federal

Porto Alegre/RS - Cerca de cinco mil pessoas e representações de mais de cem municípios do interior, da Capital e Região Metropolitana participaram neste sábado, 31, à noite, no espaço Pepsi on Stage, da festa de lançamento oficial da campanha de Paulo Ferreira 1351 a Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em Porto Alegre. O ato político foi dividido em três etapas. Começou com a manifestação dos representantes de entidades presentes, seguida da apresentação dos candidatos das dobradas para Deputados(as) Estaduais e culminou com a presença dos candidatos a Governador Tarso Genro 13 e o Senador Paulo Paim 131.

Caravanas com muitas faixas e cartazes das 21 dobradas e principalmente das entidades carnavalescas, blocos e Escolas de Samba, grupos de hip-hop e bandas deram o tom alegre da festa, que teve animação com música eletrônica e entrou pela madrugada. Aconteceu também uma presença forte da Torcida Jovem do Grêmio, liderada pelo presidente José Ricardo de Oliveira. Na abertura, intervalos e final da festa foram apresentados vídeos, o gingle oficial e de músicas produzidas e gravadas pelos carnavalescos para apoiar a campanha Ferreira 1351.

O Carnaval quer projetos de inclusão social

Paulo Ferreira agradeceu “a todas as pessoas que me ajudaram a me tornar o que sou hoje, aos candidatos que dividem comigo a tarefa de me eleger Deputado Federal pelo maior partido de esquerda vivo e atuante”. Disse que o trabalho e o debate interno com as escolas de samba para transformar o Carnaval “começou há três anos. Neste debate, eu me tornei uma pessoa melhor. Ouvi dizerem que o Carnaval nunca elegeu ninguém, que se ganhava com galeto. O tradicionalismo também. Mas eles sempre votaram em alguém. A diferença é que hoje estes setores querem discutir projetos de trabalho que possibilitem geração de renda, que envolvam inserção e inclusão social, educação e proteção às nossas crianças”.

No diálogo que mantém com as religiões de matriz africanas, Paulo Ferreira sempre fez ver que “o Brasil é um Estado laico que tem que zelar pela permanência de todas as expressões de cultura religiosa. É um País diverso, plural e essencialmente democrático”. Disse que logo que assumir na Câmara Federal vai propôr um Plano Nacional de Proteção às Religiões de Matriz Africanas.

Discriminação dos negros

Paulo Ferreira também relembrou a caminhada política da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff, do candidato a governador Tarso Genro e ao Senado Paulo Paim e Abgail. Lembrou que é “nossa tarefa eleger os dois candidatos a senadores, pois nesta eleição temos que ocupar as duas vagas”.

Disse a Paim que “embora os avanços conquistados, temos muito a fazer, pois os negros ainda são discriminados. Num encontro no Sindicato dos Bancários fiquei sabendo de dados estarrecedores. Não existe negros trabalhando nos bancos privados. Só na Caixa e no Banco do Brasil porque tem concurso público. É raro encontrar um negro ou uma negra nas grandes corporações brasileiras. Então, isto é uma batalha nossa”.

Saudou Tarso como um dos mais importantes militantes “da esquerda brasileira. Um intelectual que emprestou toda a sua vida à causa da democracia, tornando-se ministro. Tarso não é só a melhor alternativa para o Governo do Estado. Ele estará retomando os projetos do melhor Governo que o Rio Grande teve no período contemporâneo, que foi o de Olívio Dutra”.

Ferreira tem lado e tem idéias

O presidente do PT de Porto Alegre, vereador Adeli Sell, recordou que “há 30 anos começamos a construção, em momentos difíceis, com caminhadas cansativas, durante a ditadura militar. Hoje, 30 anos depois, e no final de oito anos do Governo Lula, temos a chance real de eleger Dilma como primeira mulher Presidenta do Brasil e Tarso Genro Governador do Rio Grande e Beto Grill vice e Paim e Abgail Senadores da República. E vamos também eleger Paulo Ferreira para sustentar nossos governos com força na Câmara Federal. Ferreira tem lado e tem idéias. É um companheiro com trajetória de luta para ser nosso Deputado Federal”.

Tarso Genro

Ao caminhar pelo palco armado no Pepsi on Stage, no ato de lançamento da campanha de Paulo Ferreira, Tarso Genro disse que se sentia como um modelo ou uma modelo que estivesse desfilando. E fez uma comparação. “Mas nós todos aqui também somos modelos. De Cidadania, seriedade. Modelos de políticos com dedicação às lutas que travamos e que nos levaram à eleição do Lula. Muita gente jamais acreditou que um operário viesse a se transformar num Presidente da República, e que este se transformasse no mais importante do mundo. E agora vamos eleger também pela primeira vez uma mulher, a companheira Dilma”, disse.

Tarso acrescentou que “nós vamos honrar o que Lula, Olívio e Collares fizeram. E também vamos eleger uma grande bancada para a Câmara Federal. Quero ver o Paulo Ferreira lá, fazendo emendas para trazer recursos para o Rio Grande. E vamos eleger também Paim e Abgail para o Senado”.

Durante sete anos do Governo Lula, Tarso lembrou que foi ministro do Desenvolvimento Social, da Educação e da Justiça. “Fizemos uma limpa neste País. A Polícia Federal nunca trabalhou tanto. Vamos fazer isto também aqui no Rio Grande”, afirmou.

Dirigindo-se ao público do Carnaval, garantiu que, como Governador, vai instituir “a Coordenadoria Estadual do Carnaval e transformá-lo no melhor Carnaval do mundo, em mais um item de grande atração turística para o estado. O Rio Grande é que precisa do Carnaval. Quando estávamos na Prefeitura, nós, com o apoio dos carnavalescos, é que começamos a construção do Complexo Cultural do Porto Seco. Foi uma luta vitoriosa do povo do Carnaval, da Cultura Popular”.

Questão de honra para negros e brancos

O candidato à reeleição para o Senado Paulo Paim 131 disse que “olho para trás e vejo pessoas que sempre estiveram ao meu lado. E lá estava sempre o Paulo Ferreira, que me deu aulas de história política e de economia, quando ainda era estudante”.

Disse que quer a reeleição para continuar “criando polêmica”. Lembrou a criação dos Estatutos da Igualdade Racial, do Idoso e do Deficiente. “Somos só um senador e 12 deputados negros, mas estas lutas são uma questão de honra para negros e brancos”, disse. Sobre sua identificação com Ferreira afirmou que ela se dá porque “ele olha para o Carnaval, para o Esporte amador, para as religiões de matriz africanas e para as políticas sociais que gerem trabalho e renda para a inclusão social das pessoas”.

Paim disse que “Tarso, se não fosse por outras coisas que fez, merece ser eleito Governador só pelo Prouni – antes os filhos de trabalhadores só sonhavam em ser cantor e hoje os filhos de negros e índios já podem realizar o sonho de cursar uma faculdade. As Escolas Técnicas também têm o DNA do Lula e do Tarso, que também criaram 14 universidades, quando no Governo passado não foi criada nem uma só”.

Incentivos à Cultura Popular

Paulo Ferreira concluiu dizendo que quer ser Deputado Federal para “ajudar Dilma e Tarso nos projetos que dêm emprego aos jovens, casas para as pessoas, que olhem para a sociedade com a ótica da inclusão social, que aprofundem a luta social pela terra, pelas reformas política e tributária. Sempre tive opinião, é uma coisa que herdei da minha família. Sei que um País, uma Nação, se faz com desenvolvimento cultural. Se amar, gostar de ser do Rio Grande do Sul, de ser brasileiro, isto é cultura. O Estado tem que ter incentivos públicos para todos os setores, mas também para a Cultura Popular”.

Emocionado, Paulo Ferreira disse que “vivi aqui hoje um dos dias mais importantes da minha vida. Não vamos descansar. Até 3 de outubro estaremos nas ruas, buscando a nossa eleição voto a voto”.

Ao final, uma grande chuva de balões coloridos cobriu o palco onde estavam os candidatos, símbolo da festa e da alegria que Paulo Ferreira sempre propôs para a condução de sua campanha a Deputado Federal.
...

Fonte: Blog do Paulo Ferreira: http://www.ferreiranaweb.com.br/blog/

Foto acima (ilustrativa) : Ferreira e Ronaldinho Gaúcho (Blog Diários de Brasília)

Edição deste blog

2 comentários:

Adeli Sell disse...

Bom Júlio,
Boa cobertura do evento do nosso deptuado federal, Ferreira, com este ritmo vamos elegê-lo
Adeli

Anônimo disse...

Caro Julio, onde andas? e Santiago como está a campanha do PT?Estou na coordenação da Campanha do companheiro Edegar Pretto - 13655 para Deputado Estadual.um abraço,