19 agosto 2011

Participa RS foi um sucesso!!!


Mais de 1 milhão de gaúchos participam na Votação de Prioridades

Porto Alegre/RS - O Governo do Estado apresentou, na manhã desta quinta-feira (18), os números gerais da Votação de Prioridades, ferramenta de participação popular que permite aos cidadãos incidir diretamente sobre a aplicação dos recursos para o Orçamento do Estado para 2012. Através de votação presencial e pela internet, um total de 1.134.141 gaúchos apontaram as suas prioridades regionais. O número representa quase 15% da população do Estado.

O governador Tarso Genro saudou os resultados obtidos pela consulta, destacando o desafio do Estado em criar e estimular novas formas de participação. "À medida em que aumenta a população e a fragmentação social, cabe ao estado apreender e implementar o que vem sendo construído no mundo em termos de participação", disse.

Ambiente virtual

Tarso reafirmou a disposição de tornar o Rio Grande do Sul um exemplo internacional nos processos de participação, lançando mão das ferramentas tradicionais, mas também dedicando especial atenção ao ambiente virtual. "Se as redes sociais não forem observadas como elementos democratizantes, estas poderão se tornar elementos de desconstituição das relações do estado com a sociedade", alertou. A apuração das prioridades recebeu 135.996 votos pela internet.

O secretário do Planejamento, João Motta, relembrou o conjunto de debates e audiências que precederam a votação, destacando as cidades com maior participação: Porto Alegre (23.728), Alvorada (22.378) e Carazinho (21.319). Pela internet, a maior participação veio da cidade de Pelotas (5.814), seguido de Porto Alegre (3.428) e Caxias do Sul (3.392).

Até o final da semana, a Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, apresentará um ranking das prioridades mais votadas pela população.

***
14% dos eleitores gaúchos participaram do processo

A participação de 1,13 milhão de gaúchos na Votação de Prioridades do Orçamento Estadual 2012 é equivalente a 14% do total de eleitores do estado. Um número classificado como "espetacular" pelo Governador Tarso Genro, durante anúncio da totalização da apuração, na manhã desta quinta (18).

De acordo com estudiosos do tema da participação, este percentual é considerado altamente significativo. "Esses valores de participação que atingimos são muito expressivos, eu diria até surpreendentes. O interesse do povo gaúcho neste tema é muito grande, considerando que é um processo facultativo e para definições que não estão relacionadas a eleições de fato", avalia Pedro Bandeira, doutor em Ciência Política e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Bandeira pesquisa os sistemas de representação e articulação regionais.

Para o Secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, a adesão da população gaúcha ao processo demonstra "o fortalecimento da relação do Governo do Estado com os municípios". O governador Tarso Genro também observou que a atuação dos Coredes é reconhecida como fundamental na construção do Sistema de Participação Popular e Cidadã.

Três municípios tiveram mais de 70% do eleitorado participante

Entre os números que chamam a atenção na totalização da Votação de Prioridades, estão três municípios que tiveram mais de 70% do eleitorado participando do processo. Todos ficam na região do Corede Médio Alto Uruguai:

Pinheirinho do Vale - 85,59%

Taquaruçu do Sul - 79,1%

Vista Alegre - 71,1%

Pela internet, os municípios que tiveram o maior percentual de votação eletrônica foram:

Picada Café (Hortênsias) - 47%

André da Rocha (Campos de Cima da Serra) - 40,78%

Ipê (Campos de Cima da Serra) - 25,77%

Entre os projetos mais votados nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), as áreas predominantes são para investimento em Saúde, Educação e Segurança. A definição dos projetos que receberão recursos do Orçamento 2012 passa agora por uma análise técnica, que considera o valor total de verba para cada região, e o valor necessário para a execução de cada projeto. O número de votos por projeto será divulgado nesta sexta (19).

Nenhum comentário: