07 maio 2012

Memória

 

TVPT Entrevista Osni Calixto, um dos fundadores do PT


Osni Calixto é um dos quadros políticos que ajudaram a construir a história do partido. Iniciado na militância do movimento estudantil, ainda nos anos 70, Calixto foi fundador do PT no Paraná em diversas cidades, como Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Londrina, Rolândia e Sabáudia.

Em Brasília, fundou o primeiro núcleo de base: o Núcleo de Base da Asa Sul, que se transformou em Núcleo da Geoeconômica, para fundar o partido em 18 cidades do Entorno e do Nordeste Goiano.
     
Calixto foi também candidato a vereador na primeira eleição “a mais difícil para o PT” na cidade de Arapongas. E candidato a deputado estadual em 1990 – um ano após a 1ª campanha do Lula de 1989, a qual ajudou a coordenar no Paraná.
(Jamila Gontijo – Portal do PT)

*Assista à entrevista completa com Osni Calixto CLICANDO AQUI
...

Nota do Editor do  blog O Boqueirão: A rica trajetória política e militante do companheiro Calixto é muito similar a de muitos de nós, petistas que viemos do período de resistência à ditadura militar, passando pelas lutas do Movimento Estudantil combativo, da construção  Movimento Sindical autêntico, e acabamos inseridos no grande movimento popular que resultou na fundação do  PT e da CUT.

Apesar de eu  ter uma orígem política diferente do companheiro Calixto, temos muitos pontos em comum em nossa história: ele veio das CEBs,  ligadas a ala esquerda da Igreja Católica e do antigo MDB; já eu vim do movimento revolucionário trotskista: integrava em 1979 a O.S.I. - Organização Socialista Internacionalista , que lutava contra a ditadura, pelo Socialismo  e visava a construção de um 'Partido Operário Revolucionário';  a O.S.I.  - vinculada a uma das vertentes da IV Internacional -,  no Brasil era mais conhecida pela tendência estudantil 'Liberdade e Luta' e pelo jornal 'O Trabalho'. Assistindo agora ao vídeo, revivi como se fosse hoje aqueles duros mas gloriosos  tempos.

Como Calixto, também fui  jornalista, atuei na clandestinidade, viajei por esse Rio Grande afora,  ajudei a fundar e  a organizar o PT em vários municípios  gaúchos (Porto Alegre, Sapucaia, Santa Maria, Jaguari, Sapiranga, Canoas, Caxias do Sul, Santiago...), integrei a primeira Executiva da 1ª Zonal do PT de Porto Alegre (1980),   fui candidato à vereador e à deputado federal (1990)...

Então, para aqueles que vieram agora - ou que não conheciam ainda nossa história -, é uma ótima oportunidade  para conhecê-la. Naqueles tempos, é importante salientar, não era fácil ser do PT,   ser de esquerda.

Importantíssimo, portanto, que este vídeo seja assistido com a devida atenção por todos aqueles que querem conhecer um pouco das lutas que travamos no final da década de 70 e no início década de 80, principalmente, e de como foram construídas as bases que nos permitiram, finalmente, chegarmos ao comando de centenas de municípios, vários Estados e  à  Presidência da República, e de como começou a dar-se o iníco da real transformação da sociedade brasileira que está em curso. (por Júlio Garcia)

*Via Blog 'O Boqueirão'  -   http://o-boqueirao.blogspot.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola
como faço para escrever para o dr. julio Gracia?

aguardo

Robson

JÚLIO GARCIA disse...

Prezado Robson, agradeço a visita; olha, via de regra o Blog não libera comentários anônimos e/ou apócrifos; desta vez, pelo seu conteúdo, estamos abrindo uma exceção.

Meu e-mail particular é: juliocsgarcia@bol.com.br

Abrs!