27 agosto 2012

Outras Palavras



"A galáxia da mídia livre brasileira acaba de se expandir um pouco mais. A equipe que fundou o Le Monde Diplomatique Brasil e o editava até março de 2009 lançou, no último fim-de-semana, a Biblioteca Diplô (www.diplo.org.br), que oferece os mais de 2,5 mil textos publicados pelo jornal a partir de 1999. Também colocou no ar, ainda em fase embrionária, a iniciativa onde concentra a maior parte de seus esforços: o site Outras Palavras (www.outraspalavras.net). Em torno dele deverão surgir, nas próximas semanas, um grupo de colaboradores, uma rede social e uma série de oficinas para formação em jornalismo colaborativo.
Articuladas entre si, as iniciativas visam atualizar o projeto que levou à criação, há uma década, da edição brasileira do Diplô [1]. Procuram retomar um jornalismo que se tornou conhecido pela profundade e espírito crítico. Mas pretendem associar estas virtudes à revolução da web 2.0, das trocas par-a-par e da difusão não-mercantil de informação e outros bens culturais. A aposta é que tais tendências podem superar a mídia de massas e o controle social exercido por ela, estabelecendo novas relações entre o ser humano e a narrativa do presente. Tornar real esta possibilidade exigirá, porém, trabalho, compartilhamento, alma e criação. É a esta aventura coletiva que Outras Palavras procurará somar-se, nos próximos anos.
Em todas as novas publicações há novidades, a começar pela Biblioteca Diplô. O acervo, visitado a cada dia por cerca de 1,5 mil leitores em busca de informações e análises qualificadas, continua organizado por temas, autores, datas, países e regiões do mundo. Os mais de 700 artigos produzidos, entre outubro de 2006 e março de 2007, por 76 colaboradores brasileiros e latino-americanos podem ser agora encontrados num índice à parte. Seções especiais, na página de entrada do site, destacam o caráter internacional do jornal, apresentando as últimas atualizações no Le Monde Diplomatique francês, português e na edição em língua inglesa. Pode-se acessar diretamente cada texto, com um clique de mouse." (...)
-CLIQUE AQUI para  ler na íntegra   o post de apresentação ('Quem Somos') e conhecer  o novo sítio que vem qualificar e oxigenar ainda mais a nossa  blogosfera, o  ótimo  'Outras Palavras' . (JG)

Nenhum comentário: