27 janeiro 2013

Tragédia em Santa Maria/RS



  
Santa Maria/RS - Sul21 - Pelo menos 233 pessoas* morreram em um incêndio em uma boate na cidade de Santa Maria na madrugada deste domingo (27), segundo informações preliminares das autoridades locais. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas relatos iniciais indicam que as vítimas morreram por asfixia, e não queimadas.

Informações da imprensa e de autoridades locais dão conta de que o fogo teria começado por volta das 2h da madrugada, durante um show da banda Gurizada Fandangueira. Depoimentos de sobreviventes e trabalhadores da boate Kiss informam que teria ocorrido o uso de equipamentos pirotécnicos durante o show. Até o momento, a informação mais precisa é a de que faíscas teriam atingido o teto e incendiado a espuma de isolamento acústico do local.

A casa noturna tem capacidade para receber 1,5 mil pessoas. De acordo com depoimento de um segurança que trabalhava no local, a boate estava com até 2 mil pessoas nesta madrugada. O público era majoritariamente universitário. O Corpo de Bombeiros garante que o local possuía plano de prevenção de incêndio, mas um segurança que trabalhava na boate disse que os extintores de incêndio não teriam funcionado.

Vítimas que sobreviveram contam que o fogo começou nas proximidades do palco onde estava a banda. No tumulto, muitas pessoas correram para os banheiros, acreditando que era a porta de saída. Em entrevista ao Esporte Espetacular, da Rede Globo, a sobrevivente Luana Santos Silva disse que os bombeiros não demoraram a chegar. “Um amigo meu viu o fogo em cima dos cantores e começamos a sair. Minha irmã caiu, quando eu consegui chegar na rua já tinha muita fumaça. Foi muito desespero, as pessoas iam saindo queimadas e pretas de fumaça”, contou.

No começo, um caminhão do Corpo de Bombeiros levou 40 corpos para o Centro Desportivo Municipal. Em seguida, outros 70 corpos foram encaminhados ao local. É lá que os peritos do Instituto Médico Legal estão fazendo a identificação dos mortos, já que a sede do IML não tem capacidade para receber todos os corpos. Até o momento, são mais de 180 mortos confirmados. Extraoficialmente, a imprensa local fala em 240 corpos no Centro Desportivo Municipal. Neste momento, corpos continuam sendo retirados de dentro da boate.

Presidenta Dilma, governador e ministros se encaminham a Santa Maria

A tragédia em Santa Maria mobiliza as autoridades nacionais e regionais. O governador Tarso Genro chegará à cidade por volta das 11h30, acompanhado de secretários. A presidenta Dilma Rousseff, que está no Chile, deverá antecipar seu retorno. Em entrevista a uma correspondente da Rede Globo no Chile, a presidente teria dito que irá a Santa Maria para acompanhar os trabalhos.

Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, também se encaminham para Santa Maria. A assessoria do governador Tarso Genro divulgou um depoimento seu em vídeo na manhã deste domingo. “A tragédia em Santa Maria enluta o Rio Grande e o Brasil”, disse Tarso, visivelmente abalado.

CLIQUE AQUI  para assistir ao pronunciamento do Governador Tarso Genro.

*Levantamento realizado até as 11,10 h

**Via http://www.sul21.com.br/   e   Blog 'O Boqueirão Online' 

 - Foto: Deivid Dutra/Jornal A Razão

Nenhum comentário: