23 janeiro 2014

Governador recebe blogueiros e ativistas digitais no Palácio Piratini


Porto Alegre/RS - O governador Tarso Genro reuniu-se, nesta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, com um grupo de blogueiros e ativistas digitais. Foi a terceira vez que o chefe do Executivo recebeu os ativistas das redes sociais. Durante duas horas, o governador respondeu perguntas sobre temas diversos, como investimentos na periferia, políticas para o público LGBT, Assembleia Nacional Constituinte, Copa do Mundo e asilo a refugiados políticos internacionais 

Tarso destacou que o encontro é uma oportunidade para debater assuntos que ficam à margem dos meios de comunicação tradicional. "Isso é extremamente importante não só pela discussão com uma parte da opinião pública, mas também porque hoje a questão da comunicação no sistema tradicional é um pouco bloqueado para ideias que são representativas para um governo como o nosso, que não aceita a visão neoliberal de sucateamento das funções públicas do Estado e que defende, por exemplo, o salário mínimo regional, e recursos públicos para políticas sociais de inclusão". 

"O Conexões Globais, por exemplo, acontece num momento oportuno, pois estamos entrando num ano eleitoral no Brasil e com mudanças próximos nos países vizinhos", lembrou o secretário-geral Vinicius Wu, ao citar as formas de participação do governo gaúcho. "O Governo do Estado deve promover uma série de diálogos sobre a Copa. Ativistas e representações sociais serão ouvidos através do Gabinete Digital", garantiu Wu. 

O ativista Marcelo Branco afirmou que o encontro promove o diálogo do Estado junto à população. "É o governo escutar os blogueiros e ativistas digitais, na perspectiva de tentar entender o que os movimentos sociais estão dando o recado nas ruas. Na verdade, o principal recado é por uma nova participação popular, com mais democracia direta, menos democracia representativa e principalmente que essa juventude que está nas ruas quer ser ouvida", explicou. 

-Veja mais sobre a reunião-almoço no vídeo abaixo.

Texto: Anna Magagnin -  
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini 
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305  - http://www.estado.rs.gov.br/

Nenhum comentário: