21 janeiro 2014

Rio Grande do Sul é sede do Fórum Mundial de Educação


Foto destaque

O Fórum Mundial de Educação (FME) começou nesta terça-feira (21) no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. A partir do tema: "Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias", educadores de diversos países vão debater diferentes eixos relacionados à Educação. A secretária de Estado da Educação interina, Maria Eulalia Nascimento, representou o governador Tarso Genro na cerimônia de abertura.
A secretária ressaltou a importância do FME, que faz parte do Fórum Social Mundial (FSM), e vem construindo desde 2001 um espaço para o aprofundamento da discussão e construção de uma Educação como direito público. "O nosso desafio neste momento é podermos reconhecer que, no Brasil e, especialmente, no Rio Grande do Sul, o direito à Educação se expressa concretamente na aprendizagem dos alunos. Não uma aprendizagem qualquer e de qualquer coisa, mas dentro de um processo que se construa a partir de princípios como a tolerância, que nos é negada no neoliberalismo, e a identidade com o povo", declarou.
O Fórum segue até a próxima quinta-feira (23) e busca a consolidação de um amplo espaço para o debate democrático de ideias, o aprofundamento de reflexões, além do intercâmbio livre de experiências. Entre os temas a serem abordados, estão "Pedagogia, territórios e resistências, gestão democrática: a educação como direito humano", "Educação, ambiente e sustentabilidade", "Educação, direitos humanos e cultura da paz", "Educação no paradigma emergente" e "Educação e diversidade". 

A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Pedro Westphalen, e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, também participaram da abertura do fórum. 

Informações e a programação completa aqui

Texto: Ane Daniele Paulon -
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305
Via 
http://www.estado.rs.gov.br/

Nenhum comentário: