06 janeiro 2014

Parlamento uruguaio aprova projeto para uso de software livre no governo

Pelo novo projeto de lei, Estado deverá dar prioridade ao uso do software público nas licitações de compra de tecnologia
Do Ópera Mundi - O parlamento uruguaio aprovou no fim de dezembro um projeto de lei que regula e estabelece o uso de softwares livres e padrões abertos na estrutura de governo do país. Caso a medida seja posta em prática, o Estado uruguaio deverá sempre priorizar a adoção da tecnologia aberta em suas instâncias de governo — como, por exemplo, o sistema público de educação. A medida ainda fixa o compromisso com a transparência, colocando como obrigação o fornecimento de informações públicas sempre que requisitadas por qualquer cidadão.
A proposta — que ainda precisará da aprovação do Senado e da sanção do presidente, José Mujica— é resultado de mais de dez anos de debates e militância da comunidade de software livre no país. A sanção no parlamento acontece seis meses depois do escândalo de espionagem vazado pelo ex-analista da NSA Edward Snowden. Entre outras revelações, Snowden mostrou que agências de inteligência norte-americanas são capazes de interceptar informações de quase todas as grandes empresas da web (Google, Apple, Amazon, entre outras). Também foi revelado que os EUA, por meio desse sistema, espionaram alguns chefes de Estado do mundo, entre os quais, a presidente Dilma Rousseff. (...)
CLIQUE AQUI para continuar lendo.

Um comentário:

comprar seguidores instagram disse...

Muito bom o blog, estão de parabéns. Que ótimo conteudo!!