17 março 2016

Quem autorizou o grampo? Por que autorizou? Por que foi divulgado? Golpes começam assim, denuncia Dilma ao dar posse a Lula

Captura de Tela 2016-03-17 às 11.22.28
Da Redação*
Em duro discurso na cerimônia de posse de novos ministros, inclusive do ex-presidente Lula na Casa Civil, a presidenta Dilma Rousseff repudiou “total e integralmente todas as versões” divulgadas nas últimas horas para o grampo ilegal de uma conversa entre ela e Lula.
Há indícios de que o grampo foi feito na Presidência da República e não no celular de Lula, que estava em São Bernardo do Campo.
Durante a cerimônia, Dilma mostrou o termo de posse que foi enviado a Lula sem a assinatura dela. Tratava-se, argumentou, apenas de uma garantia para o caso de o ex-presidente não poder comparecer à posse em Brasília, diante de mal estar da ex-primeira dama Marisa.
Sendo, como afiançou o próprio juiz Sergio Moro, uma conversa inócua, por que foi vazada?
“Quem autorizou? Por que autorizou? Por que foi divulgado?”, perguntou Dilma, prometendo que haverá uma investigação profunda sobre o que definiu como “grampos ilegais”.
A presidenta também afirmou que a mídia, ao divulgar a transcrição da conversa, mudou tempos de verbo e trocou “a gente” por “ele”, com o objetivo de fazer parecer que Dilma enviou documento a Lula com o objetivo de protegê-lo.
Nas últimas horas, a GloboNews tem divulgado que a posse de Lula teria sido antecipada da próxima terça-feira para hoje, com o objetivo de beneficiá-lo. Porém, o próprio Planalto esclareceu que na terça acontecerá a cerimônia de transmissão do cargo de Jacques Wagner para Lula.
Foi a emissora dos irmãos Marinho que primeiro divulgou os grampos ontem. Um repórter da emissora atribuiu o “furo de reportagem” a outro, Vladimir Neto, que está em Curitiba. Depois, o juiz Moro retirou o sigilo das gravações feitas em conversas de Lula.
Há uma disputa entre Moro e a Polícia Federal sobre o horário em que as interceptações foram interrompidas. A PF continuou gravando Lula depois que Moro determinou que a escuta fosse suspensa. Isso inclui a gravação da conversa entre Dilma e Lula. Segundo a PF, como as escutas são feitas pelas empresas de telefonia, cabia ao juiz determinar quais seriam ou não consideradas para apensar ao processo.
Moro fez mais que isso: ele divulgou. (...)
CLIQUE AQUI para continuar lendo (*via Viomundo)

Nenhum comentário: