09 junho 2016

“SÓ A UNIÃO E MOBILIZAÇÃO PODE REVERTER O GOLPE”



A luta pela democracia é o que une as esquerdas atualmente, e só essa união e mobilização popular podem reverter o golpe parlamentar no Brasil. Essa é a opinião do filósofo e sociólogo Boaventura de Sousa Santos.

“Estou absolutamente convicto de que se trata de um governo ilegítimo e de que estamos diante de um golpe parlamentar”, disse em entrevista ao MD18, publicado no blog da Boitempo Editorial. “O perfil é de um golpe parlamentar relativamente diferente daquele que aconteceu em Honduras e no Paraguai, mas tem, no fundo, o mesmo objetivo que é, sem qualquer alteração constitucional, sem qualquer ditadura militar, interromper realmente o processo democrático.”

Boaventura destaca ainda duas dimensões sobre o golpe e a intervenção norte-americana. “Obviamente que uma é o financiamento de organizações que surgiram a favor do impeachment e que nós temos informação de que alguns dos maiores conservadores norte-americanos – como por exemplo os irmãos Koch que financiam uma das agendas superconservadoras nos EUA – têm estado a financiar estas organizações.

Por outro lado, os EUA têm feito muita força para que os homens, sim homens, de fato, todos brancos, que estão do lado deles assumam o poder o mais rápido possível. Com que objetivo? Fundamentalmente com o objetivo principal de neutralizar o Brasil como um dos protagonistas dos BRICS. Os BRICS são uma ameaça extraordinária para os EUA.”

-Leia a entrevista: https://goo.gl/mPUlU7

*Via face do Dep. Fed. Paulo Teixeira - PT/SP

Nenhum comentário: