17 junho 2016

RS: ‘A truculência nos chocou’, dizem conselheiras tutelares sobre atuação da BM com adolescentes



Por Débora Fogliatto, no Sul21*
Os 37 adolescentes, além de dez adultos, que foram detidos durante a ocupação da Secretaria da Fazenda(Sefaz) na última quarta-feira (15) aparecem em vídeos e fotos sendo arrastados pelos pés e braços e levando de spray de pimenta nos olhos pela Brigada Militar. Os relatos dos menores, com idades a partir dos 14 anos, também revelam que eles ficaram machucados, assustados e, segundo uma das jovens, ainda estão abalados psicologicamente. A situação foi parcialmente acompanhada por conselheiras tutelares, que não foram chamadas pelo governo estadual para ir ao local, mas receberam diversas ligações com denúncias de possíveis abusos de direitos e se dirigiram à Secretaria.
As chamadas vieram de pessoas que passavam pelo local, professores, entidades e dos próprios adolescentes e motivaram a ida das conselheiras, que destacam o artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que as define como garantidoras de direitos, para justificar a necessidade de sua presença. “Recebemos várias ligações pedindo a nossa presença. E assim que isso aconteceu, nos dirigimos para lá, mas deixaram passar só um conselheiro e minha colega acompanhou, até para ver se não iam passar dos limites”, relata Gisele Wolkind Aberbuj, que não pode entrar na Secretaria.
Embora não seja de praxe o Conselho atuar em casos de atos infracionais, essa foi uma situação específica, de acordo com a conselheira Aline Lima Bettio. “Nosso entendimento foi de que se eles vieram a cometer atos infracionais, vão responder às autoridades, mas nosso papel era denunciar eventuais abusos que pudessem acontecer, mesmo com os limites legais da nossa atuação”, explica. (...)
CLIQUE AQUI para continuar lendo.

Nenhum comentário: